A Formação do Educador Ambiental na perspectiva do educando: um estudo comparativo entre diferentes cursos de Graduação<br>The formation of environmental educators from the student’s perspective: a comparative study among different under graduation courses<br>La Formación del Educador Ambiental em la perspectiva del educando: um estúdio comparativo entre diferentes cursos de Graduación

Autores

  • Cindy Hellen Seixas Bonfati
  • Rodrigo de Cássio da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8886

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Graduação. Licenciatura. Biologia.

Resumo

A pesquisa refere-se à comparação da formação de educador ambiental na visão do educando em diferentes cursos de graduação, com objetivo de verificar a percepção dos estudantes sobre a sua formação para atuar como educador ambiental. Pensar em formar um educador ambiental pressupõe pensar de que forma estão estruturados os cursos. Envolveu-se um público alvo total de 82 estudantes, em seis cursos avaliados de duas Universidades distintas. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário com a ferramenta Google docs® além das análises das ementas das disciplinas nos diferentes cursos. Os resultados evidenciam que os alunos do curso de Biologia (licenciatura) demonstram não se sentem preparados para atuar na área, relacionando a estruturação do curso (ementário), notamos a escassez de temas nas matérias com este assunto. This research refers to the comparison of the formation of environmental educator in the vision of the student in different undergraduate courses, in order to verify the students' perception about their formation to act as an environmental educator. Thinking about forming an environmental educator presupposes realize that how the courses are structured. A total target audience of 82 students was involved in six evaluated courses from two different universities. The data were obtained through the application of a questionnaire with the tool Google docs® besides analyzes of the menus of the disciplines in the different courses. The results show that the students of Biology (undergraduate) do not feel prepared to work in the area, relating the structure of the course, we note the scarcity of subjects in the subject matter. La investigación se refiere a la comparación de la formación de educador ambiental en la visión del educando en diferentes cursos de graduación, con el objetivo de verificar la percepción de los estudiantes sobre su formación para actuar como educador ambiental. Pensar en formar un educador ambiental presupone pensar de qué forma están estructurados los cursos. Se incluyó un público objetivo total de 82 estudiantes, en seis cursos evaluados de dos Universidades distintas. Los datos fueron obtenidos a través de la aplicación de cuestionario con la herramienta Google docs® además de los análisis de los menús de las asignaturas en los diferentes cursos. Los resultados evidencian que los alumnos del curso de Biología (licenciatura) demuestran no se sienten preparados para actuar en el área, relacionando la estructuración del curso (emisario), notamos la escasez de temas en las materias con este asunto.

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Biografia do Autor

Cindy Hellen Seixas Bonfati

Bióloga Licenciada da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Rodrigo de Cássio da Silva

Doutor. Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro Universitário Internacional UNINTER (Curitiba/PR).

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Publicado

2019-04-17

Como Citar

Bonfati, C. H. S., & Silva, R. de C. da. (2019). A Formação do Educador Ambiental na perspectiva do educando: um estudo comparativo entre diferentes cursos de Graduação<br>The formation of environmental educators from the student’s perspective: a comparative study among different under graduation courses<br>La Formación del Educador Ambiental em la perspectiva del educando: um estúdio comparativo entre diferentes cursos de Graduación. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (2), 130–143. https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8886

Edição

Seção

Artigos