Existe necessidade de discutir qualidade de vida na educação ambiental?<br>Is there a need to discuss quality of life in environmental education?<br>¿Hay necesidad de discutir calidad de vida en la educación ambiental?
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8890Palavras-chave:
Qualidade de vida. Educação Ambiental. Marco regulador brasileiro.Resumo
Este texto apresenta o marco regulador da Educação Ambiental (EA) brasileira, mostrando que a qualidade de vida está presente na Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea) e no Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), os dois principais elementos que o compõem. Contudo nestes documentos não está presente o significado do conceito qualidade de vida. Acreditamos que a Educação Ambiental pode avançar discutindo qualidade de vida e estabelecendo indicadores que permitam avaliar se temos mais ou menos qualidade de vida. Essa discussão contribui com o estabelecimento do que entendemos por qualidade de vida na sociedade sustentável. This text presents the regulatory framework for Brazilian environmental education (EA), and shows that the quality of life is present in the National Policy for Environmental Education (PNEA) and in the National Program for Environmental Education (ProNEA), the two main elements that compose the framework. However, these documents do not present the meaning of the concept quality of life. We believe that environmental education can go further discussing quality of life and establishing indicators that allow to assess if there is more or less quality of life. This discussion contributes to settle what we understand under quality of life in a sustainable society. Este texto presenta el marco regulador de la Educación Ambiental (EA) brasileña, mostrando que la calidad de vida está presente en la Política Nacional de Educación Ambiental (Pnea) y en el Programa Nacional de Educación Ambiental (ProNEA), los dos principales elementos que lo componen. Sin embargo, en estos documentos no está presente el significado del concepto de calidad de vida. Creemos que la Educación Ambiental puede avanzar discutiendo calidad de vida y estableciendo indicadores que permitan evaluar si tenemos más o menos calidad de vida. Esta discusión contribuye con el establecimiento de lo que entendemos por calidad de vida en la sociedad sostenible.Downloads
Referências
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