Conhecimento sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental dos Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Goiano - Campos Belos – GO<br>Conocimiento sobre Medio Ambiente y Educación Ambiental de los Alumnos de la Enseñanza Media Integrado del Instituto Federal Goiano Campos Belos – GO<br>Knowledge about Environment and Environmental Education of the Students of the Integrated High School of the Federal Institute Goiano Campos Belos - GO

Autores

  • Jeferson Rosa Soares
  • Denisson Neves Monteiro
  • Dione Iara Silveira Kitzmann

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8877

Palavras-chave:

Meio Ambiente. Percepção. Educação Ambiental.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal identificar o conhecimento de alunos Instituto Federal Goiano Campus Belos (GO), sobre Meio Ambiente e a Educação Ambiental (EA). Como procedimento metodológico foi utilizada a abordagem qualitativa na pesquisa bibliográfica e uma pesquisa descritiva sobre os fatos da pesquisa. Para coleta de dados foi aplicado um questionário e elaborados desenhos por 20 alunos. Para análise das concepções sobre Meio Ambiente, Educação Ambiental e os desenhos foram estabelecidas categorias com base em Reigota (2006), Layrargues (2012) e Rodrigues e Malafaia (2009). Os resultados indicam uma percepção Naturalista sobre Meio Ambiente, Conservacionista para a EA e Reducionista e Abrangente para os desenhos. Essas percepções são importantes para que a EA possa ser direcionada para gerar mudanças de comportamento na relação com o Meio Ambiente. Este trabajo tuvo como objetivo principal identificar el conocimiento de alumnos Instituto Federal Goiano Campus Belos (GO), sobre Medio Ambiente y la Educación Ambiental (EA). Como procedimiento metodológico se utilizó el abordaje cualitativo en la investigación bibliográfica y una investigación descriptiva sobre los hechos de la investigación. Para la recolección de datos se aplicó un cuestionario y elaborados dibujos por 20 alumnos. Para el análisis de las concepciones sobre Medio Ambiente, Educación Ambiental y los diseños se establecieron categorías con base en Reigota (2006), Layrargues (2012) y Rodrigues y Malafaia (2009). Los resultados indican una percepción Naturalista sobre Medio Ambiente, Conservacionista para la EA y Reductor y Abundante para los dibujos. Estas percepciones son importantes para que la EA pueda ser dirigida para generar cambios de comportamiento en la relación con el medio ambiente. This work aimed to identify the knowledge of students Goiano Campus Belos Federal Institute (GO), on Environment and Environmental Education (EA). As methodological procedure was used the qualitative approach in the bibliographic research and a descriptive research on the facts of the research. For data collection, a questionnaire and elaborate drawings were applied by 20 students. For the analysis of the concepts on Environment, Environmental Education and the designs were established categories based on Reigota (2006), Layrargues (2012) and Rodrigues and Malafaia (2009). The results indicate a Naturalist perception about the Environment, Conservationist for EA and Reducing and Comprehensive for the drawings. These perceptions are important so that the EA can be directed to generate changes of behavior in relation with the Environment.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Rosa Soares

Mestre em Educação Ambiental. Universidade Federal de Santa Maria.

Denisson Neves Monteiro

Doutor em Direção e Administração de Empresas. Instituto Federal Goiano.

Dione Iara Silveira Kitzmann

Doutora em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: Ministério da Educação /Conselho Nacional de Educação, 2012.

CARVALHO, Isabel Cristina Moura de. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

CASTOLDI, Rafael; BERNARDI, Rosangela; POLINARSKI, Celso Aparecido. Percepção dos problemas ambientais por alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade, v.1, n.1, 2009.

COSTA, Ana Paula Bezerra.; PAIVA, Maria do Socorro Diógenes.; FILGUEIRA, João Maria. A inserção da educação ambiental na prática pedagógica: uma análise segundo a visão dos alunos dos cursos técnicos integrados do CEFET-RN. HOLOS, 22: 62-73, 2006.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo, SP: Gaia, 2004.

GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental: no consenso um embate? Campinas, SP: Papirus, 2000.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão Ambiental na Educação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. 104p.

FAGGIONATO, Sandra. Percepção ambiental. Material de Apoio – Textos, 2009. Disponível em: < http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt4.html>. Acessado em: 05 de maio de 2018.

HAMMES, Valeria Sucena. Percepção Ambiental. In: Hammes, Valeria Sucena. Proposta metodológica da macroevolução. São Paulo: Globo, 2004.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Para onde vai a Educação Ambiental? O cenário político-pedagógico da educação Ambiental Brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra-hegemônica. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, n. 14, p. 398-420, ago./dez. 2012.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Mapeando as macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. In: ENCONTRO “PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL”, VI, Ribeirão Preto, 2011, Anais..., p.1-15, 2011.

LAYARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Revista Ambiente & Sociedade. São Paulo v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014.

LUIZ, Cintya Fonseca; AMARAL, Anelize Queiroz & PAGNO, Sônia Fátima. Representação Social de Meio Ambiente e Educação Ambiental no Ensino Superior. Disponível em: http://www.eventos.uepg.br/seminariointernacional/agenda21parana/trabalho_cientifico/TrabalhoCientifico032.pdf. Acessado em: 04 de maio de 2018.

MALAFALA, Guilherme; RODRIGUES, Aline Sueli de Lima. Percepção ambiental de jovens e adultos de uma escola municipal de ensino fundamental. Revista Brasileira de Biociências, Rio Grande do Sul. V. 7, nº 3, p. 266-274, 2009.

MIGLIARI JUNIOR, Arthur. Crimes Ambientais. São Paulo: Lex Editora, 2001.

OLIVEIRA, Aline Lima de; GUIMARÃES, Mauro. Da práxis participativa à educação ambiental Crítica: análises de propostas formativas de educadores ambientais da baixada fluminense. Revista Tempos e Espaços em Educação, Aracaju, v. 5 n. 8, p. 11-26, jan./jun. 2012.

RODRIGUES, Aline Sueli de Lima.; MALAFAIA, Guilherme. O meio ambiente na concepção de discentes no município de Ouro Preto – MG. Revista de estudos ambientais, v. 11, n. 2, p. 44-58, 2009.

REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e Representação Social. São Paulo: Cortez, 1995 (questões de nossa época, v. 41).

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental? Segunda edição. Ed.: Brasiliense. Coleção Primeiros Passos, volume 292. São Paulo. 107p. 2009.

REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2010.

SATO, Michéle. Debatendo os desafios da Educação ambiental. In CONGRESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRÓ MAR DE DENTRO, 1. Rio Grande: Furg & Pró Mar de Dentro, 2001.

SATO, Michéle. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002.

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M. e CARVALHO, I.C.M. (orgs.) Educação ambiental: pesquisas e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e pesquisa, v.31, n.2, p.317- 322, maio/ago., 2005.

SILVA, Mônica Maria Pereira, LEITE, Valderi Duarte, ROSA, Luciene Gonçalves, VIEIRA, Maria Madalena de Paiva, SOUZA, Joselma Maria Ferreira de, ANDRADE, Leonaldo Alves de. Percepção ambiental de educadores e educadoras do estado da Paraíba/ Brasil. In.: XXVII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental. Anais...Cancun – México: ABES, 2002.

SOARES, Jeferson Rosa, SALOMÃO DE FREITAS, Diana Paula. PESSANO, Edward Frederico Castro, FAORO, Debora. O Meio Ambiente e Impacto Ambiental na Concepção de Educandos do Ensino Fundamental de Uruguaiana–RS. Disponível em: http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=2125. Acessado em: 05 de maio de 2018.

TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes e saberes. São Paulo: Annablume; Vitória: Facitec, 2004. 236p.

ZAIONS, Jacqueline Rossana Maria., LORENZETTI, Leonir. A disseminação da temática ambiental nos cursos de formação de docentes em nível médio. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 34, n. 2, p. 115-135, maio/ago. 2017.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Como Citar

Soares, J. R., Monteiro, D. N., & Kitzmann, D. I. S. (2019). Conhecimento sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental dos Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Goiano - Campos Belos – GO<br>Conocimiento sobre Medio Ambiente y Educación Ambiental de los Alumnos de la Enseñanza Media Integrado del Instituto Federal Goiano Campos Belos – GO<br>Knowledge about Environment and Environmental Education of the Students of the Integrated High School of the Federal Institute Goiano Campos Belos - GO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (2), 48–60. https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8877

Edição

Seção

Artigos