A Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental: o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criticidade nos discentes dos anos iniciais
Cordel's Literature from the perspective of Aesthetic-Environmental Education: the development of reading, writing and criticality in the students of the early years
La Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental: el desarrollo de la lectura, de la escritura y de la criticidad en los discentes de los años iniciales

Josineide Ribeiro da Silva, Luciana Netto Dolci, Pauline Apolinário Czarneski Rezende

Resumo


Este estudo analisou como a Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental poderia corroborar para o desenvolvimento da leitura, da escrita e do senso crítico dos discentes dos Anos Iniciais. Esta pesquisa quanto à abordagem é qualitativa, exploratória, classificada como uma pesquisa participante, desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental da cidade do Rio Grande. Os sujeitos da pesquisa são vinte e três alunos de uma turma de quarto ano. Escolhemos a análise de conteúdo para realizar análise dos dados, emergindo duas categorias: A Literatura de Cordel e o desenvolvimento da leitura e escrita e Aspectos desenvolvidos com a Literatura de Cordel. Os resultados foram a aquisição da leitura de mundo crítica, o desenvolvimento da emoção, da sensibilidade, da capacidade de questionar, de fazer rimas e de ler poesias.

This study analyzed how the Cordel Literature in the perspective of Aesthetic- Environmental Education could corroborate for the development of the reading, the writing and the critical sense of the students of the Initial Years. This research on the approach is qualitative, exploratory, classified as a participant research, developed in a primary school in the city of Rio Grande. The subjects of the survey are twenty-three students of a fourth grade class. We chose content analysis to perform data analysis, emerging two categories: Cordel Literature and the development of reading and writing and Aspects developed with Cordel Literature. The results were the acquisition of critical world reading, the development of emotion, sensitivity, the ability to question, to make rhymes and to read poetry.

Este estudio analizó cómo la Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental podría corroborar para el desarrollo de la lectura, de la escritura y del sentido crítico de los discentes de los Años Iniciales. Esta investigación en cuanto al abordaje es cualitativa, exploratoria, clasificada como una investigación participante, desarrollada en una escuela de Enseñanza Fundamental de la ciudad de Rio Grande. Los sujetos de la investigación son veintitrés alumnos de una clase de cuarto año. Hemos escogido el análisis de contenido para realizar análisis de los datos, emergiendo dos categorías: La Literatura de Cordel y el desarrollo de la lectura y escritura y Aspectos desarrollados con la Literatura de Cordel. Los resultados fueron la adquisición de la lectura del mundo crítico, el desarrollo de la emoción, la sensibilidad, la capacidad de cuestionar, de hacer rimas y de leer poesías.

Palavras-chave


Literatura de Cordel. Educação Estético-Ambiental. Desenvolvimento das habilidades.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8872

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