A Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental: o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criticidade nos discentes dos anos iniciais<br>Cordel's Literature from the perspective of Aesthetic-Environmental Education: the development of reading, writing and criticality in the students of the early years<br>La Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental: el desarrollo de la lectura, de la escritura y de la criticidad en los discentes de los años iniciales

Autores

  • Josineide Ribeiro da Silva
  • Luciana Netto Dolci
  • Pauline Apolinário Czarneski Rezende

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8872

Palavras-chave:

Literatura de Cordel. Educação Estético-Ambiental. Desenvolvimento das habilidades.

Resumo

Este estudo analisou como a Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental poderia corroborar para o desenvolvimento da leitura, da escrita e do senso crítico dos discentes dos Anos Iniciais. Esta pesquisa quanto à abordagem é qualitativa, exploratória, classificada como uma pesquisa participante, desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental da cidade do Rio Grande. Os sujeitos da pesquisa são vinte e três alunos de uma turma de quarto ano. Escolhemos a análise de conteúdo para realizar análise dos dados, emergindo duas categorias: A Literatura de Cordel e o desenvolvimento da leitura e escrita e Aspectos desenvolvidos com a Literatura de Cordel. Os resultados foram a aquisição da leitura de mundo crítica, o desenvolvimento da emoção, da sensibilidade, da capacidade de questionar, de fazer rimas e de ler poesias. This study analyzed how the Cordel Literature in the perspective of Aesthetic- Environmental Education could corroborate for the development of the reading, the writing and the critical sense of the students of the Initial Years. This research on the approach is qualitative, exploratory, classified as a participant research, developed in a primary school in the city of Rio Grande. The subjects of the survey are twenty-three students of a fourth grade class. We chose content analysis to perform data analysis, emerging two categories: Cordel Literature and the development of reading and writing and Aspects developed with Cordel Literature. The results were the acquisition of critical world reading, the development of emotion, sensitivity, the ability to question, to make rhymes and to read poetry. Este estudio analizó cómo la Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental podría corroborar para el desarrollo de la lectura, de la escritura y del sentido crítico de los discentes de los Años Iniciales. Esta investigación en cuanto al abordaje es cualitativa, exploratoria, clasificada como una investigación participante, desarrollada en una escuela de Enseñanza Fundamental de la ciudad de Rio Grande. Los sujetos de la investigación son veintitrés alumnos de una clase de cuarto año. Hemos escogido el análisis de contenido para realizar análisis de los datos, emergiendo dos categorías: La Literatura de Cordel y el desarrollo de la lectura y escritura y Aspectos desarrollados con la Literatura de Cordel. Los resultados fueron la adquisición de la lectura del mundo crítico, el desarrollo de la emoción, la sensibilidad, la capacidad de cuestionar, de hacer rimas y de leer poesías.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josineide Ribeiro da Silva

Pedagoga e Mestranda em Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande PPGEA/FURG. Financiada pela CAPES.

Luciana Netto Dolci

Doutora em Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande PPGEA/FURG. Professora do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande.

Pauline Apolinário Czarneski Rezende

Pedagoga e Mestre em Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande PPGEA/FURG.

Referências

ALVES, José Hélder Pinheiro; SOUZA, Renata Junqueira de; GARCIA, Yara Maria Rocha. Lendo e Brincando com sextilhas e outros versos. In: SOUZA, Renata Junqueira de; FEBA, Berta Lúcia Tagliari (organizadoras). Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2000.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

DOLCI, Luciana Netto. Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente. Rio Grande: FURG, 2014. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental. Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, 2014.

FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de Conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42.ª Edição.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MONTEIRO, Roberta Alves. Literatura de cordel: por que e para que trabalhar em sala de aula. Revista Fórum Identidades. Ano II, v. 04, n. 04, jul. – dez. 2008. Acesso em 21 de junho de 2017.

OLIVEIRA, Francisco Rariosvaldo de. Recanto das Letras. Disponível em www.recantodasletras.com.br/cordel/4710281, acesso em 27 de agosto de 2018.

PIMENTA, Elma Garrido. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 1999.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Como Citar

da Silva, J. R., Dolci, L. N., & Czarneski Rezende, P. A. (2019). A Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental: o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criticidade nos discentes dos anos iniciais<br>Cordel’s Literature from the perspective of Aesthetic-Environmental Education: the development of reading, writing and criticality in the students of the early years<br>La Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental: el desarrollo de la lectura, de la escritura y de la criticidad en los discentes de los años iniciales. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (2), 4–18. https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8872

Edição

Seção

Artigos