Ambientalizar a universidade – uma ação possível

Izaura Rodrigues da Fonseca Krammel, Nelma Baldin

Resumo


Este artigo refere-se à ambientalização curricular e tem por objetivo analisar, por meio da revisão de literatura existente, como vem sendo aplicada a ambientalização nas universidades. Trata da contextualização da temática e aborda os principais estudos que vem sendo realizados sobre a ambientalização nas universidades, desde 2002, no Brasil e na América Latina, bem como a inclusão da Educação Ambiental nas Instituições de Ensino Superior. Essa inclusão se dá mediante a necessidade de se encontrar alternativas na busca por novos modelos de desenvolvimento que levem à sustentabilidade nos âmbitos econômico, cultural, social e ambiental. Discute-se a ambientalização nas universidades e nos currículos, e então apresenta-se algumas considerações com o entendimento de que não há um padrão rígido para a efetivação da ambientalização nas universidades, embora não prescinda de normas pré-estabelecidas. Além de considerar a importância e a necessidade da inclusão da Educação Ambiental de modo que, de fato, leve à sustentabilidade econômica, cultural, social e ambiental.

This paper is about curricular environmentalization and its goal is to analyze, based on the current literature review, how the environmentalization has been applied at universities. Deals with the theme context and the main studies which have been conducted about environmentalization at universities, since 2002, at Brazil and Latin America, and about the introduction of the environment education at Universities and Colleges. Such introduction happens due to the need of finding alternatives in the search of new development models which lead to sustainability on the economic, cultural, social and environmental aspects. The environmentalization at universities curriculums is analyzed, and then some considerations in the direction that there is no mandatory standard for realizing the environmentalization at universities, although it cannot discard some predefined rules. More over considering the importance e the need of introducing the environment education so that, in fact, it leads to the economic, cultural, social and environment sustainability.

Este artículo se refiere a la ambientalización curricular y tiene por el objetivo analizar al través de la revisión de la bibliografía existente, como es que se aplica la ambientalización en universidades. Trata de la contextualización de la temática y aborda los principales estudios que han sido hechos sobre la ambientalización de las universidades, desde el año 2002, en Brasil y en América Latina, así como la inclusión de la educación ambiental en instituciones de educación superior. Esta inclusión si les da por la necesidad de encontrar alternativas en la busca de nuevos modelos de desarrollo que conducen a la sostenibilidad económica, cultural, social y ambiental. Se analizan la ambientalización en universidades y en los planes de estudio, y por tanto presenta algunas consideraciones con la comprensión de que no existe una norma rígida para la ejecución de la ambientalización de las universidades, aunque no prescinden de las normas previamente establecidas. Además teniendo en cuenta la importancia y la necesidad de la inclusión de la educación ambiental para que, de hecho, conducir a sostenibilidad económica, cultural, social y ambiental.

Palavras-chave


ambientalização, educação ambiental, universidade

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.7118

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