Mapeamento do campo de pesquisa referente às Representações Sociais sobre Educação Ambiental de licenciandos

uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17181

Palavras-chave:

Macrotendências, Formação Inicial de Professores, Formação Crítica

Resumo

A Formação inicial docente é importante na preparação de profissionais capazes de colaborar com os discentes na construção dos conhecimentos e da criticidade. A Educação Ambiental se põe como um processo que contribui na formação de um professor crítico e reflexivo. Para conhecer os conceitos de licenciandos sobre Educação Ambiental, a teoria das Representações Sociais aparece como uma ferramenta importante. Assim, esse artigo buscou fazer uma Revisão Sistemática da Literatura do tipo qualitativa em que foi mapeado as pesquisas no Brasil sobre as Representações Sociais de licenciandos referente a Educação Ambiental. Usando strings de pesquisa e outros critérios de busca, quatro artigos foram escolhidos. Nesses estudos foram apontadas as Representações Sociais de licenciandos sobre Educação Ambiental, além das macrotendências.

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Biografia do Autor

Ítalo Severo Sans Inglez, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando no programa de Pós-Graduação no Programa em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (Uem). Mestre no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes (Educimat). Pós-graduado lato sensu em Educação de Jovens e Adultos pelo ISECUB. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Capixaba da Serra - SERRAVIX. Pedagogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Vitória.

Leonardo Deosti, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Paraná - campus Avançado em Jandaia do Sul. Mestre e atualmente aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM), da Universidade Estadual de Maringá. É membro do grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais - CIENCIAR e representante discente (suplente) do curso de doutorado. Possui experência no desenvolvimento de material didático para o ensino de ciências; docência na educação básica na disciplina de Física, análise curricular e de material didático, bem como na atuação em projetos de extensão no contexto escolar. Tem interesse na formação de professores para o ensino de Ciências, teorias de aprendizagem, Representações Sociais, Educação Ambiental, Ensino de Física, Ensino de Ciências e metodologias de ensino.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário (2020), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campo Mourão (2004), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2007); Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2011) e Pós-doutor em Educação em Ciências pela Universidade do Minho - UMinho/PT (2016) e em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). É professor Associado do Departamento de Biologia - DBI; do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, da UEM. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais - CIENCIAR, membro do Grupo de Pesquisa GETEPEC, da UEL, e parceira em pesquisa com o Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC, do Instituto de Educação da UMinho de Portugal e com o Laboratoire HESPER EA 7425, Université Claude Bernard Lyon 1 da França. Atuou como Coordenador do Pibid Física-CRG (2012 - 2014) e Coordenador de Gestão do Pibid UEM (2014 - 2016). Coordenou o curso de graduação em Licenciatura Plena em Ciências por duas gestões (2012-2014 e 2014-2016). Coordenou o Programa de Pós-Graduação PCM (Gestão 2019-2021 e 2021- 2022) e o Programa de Pós-Graduação PROFCIAMB (Gestão 2022 - 2023). Coordena um Projeto de Pesquisa (CNPq/Universal 2018) interinstitucional entre UEM, UTFPR, UMinho/Pt e IPG/Pt. Foi Vice-Diretor da Regional 3 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (gestão 2019-2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e representações sociais. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) em Educação do CNPq.

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

Severo Sans Inglez, Ítalo, Deosti, L., & de Oliveira Magalhães Júnior, C. A. (2025). Mapeamento do campo de pesquisa referente às Representações Sociais sobre Educação Ambiental de licenciandos: uma Revisão Sistemática da Literatura . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 298–319. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17181