Educação Ambiental na constituição de sujeitos da Educação Infantil a partir dos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16643Palavras-chave:
Brincar, consciência ambiental, práticas pedagógicas.Resumo
O presente artigo buscou responder à seguinte questão: quais são as contribuições das práticas pedagógicas voltadas à Educação Ambiental e aos campos de experiência da Educação Infantil para a formação de sujeitos comprometidos com o cuidado do meio ambiente? A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa de natureza descritiva, observacional e participante. Ocorreu posteriormente aos questionamentos em sala e envolveu quatro crianças bem pequenas da turma do Maternal II, no ano de 2021. Como resultados, a Educação Ambiental desenvolve habilidades práticas, fomenta a curiosidade e o pensamento crítico, integra-se a diversos campos de experiência, fortalece valores e atitudes, incentiva a participação ativa em ações ambientais e prepara as crianças para serem cidadãos globais, conscientes dos desafios ambientais e engajados na busca de soluções. Como conclusões, percebeu-se que a Educação Ambiental desempenha um papel crucial na formação de crianças conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.
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