Educação Ambiental na constituição de sujeitos da Educação Infantil a partir dos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Diovana Machado da Silva Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ https://orcid.org/0000-0002-9565-0713
  • Roberto Carbonera Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Vidica Bianchi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16643

Palavras-chave:

Brincar, consciência ambiental, práticas pedagógicas.

Resumo

O presente artigo buscou responder à seguinte questão: quais são as contribuições das práticas pedagógicas voltadas à Educação Ambiental e aos campos de experiência da Educação Infantil para a formação de sujeitos comprometidos com o cuidado do meio ambiente? A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa de natureza descritiva, observacional e participante. Ocorreu posteriormente aos questionamentos em sala e envolveu quatro crianças bem pequenas da turma do Maternal II, no ano de 2021. Como resultados, a Educação Ambiental desenvolve habilidades práticas, fomenta a curiosidade e o pensamento crítico, integra-se a diversos campos de experiência, fortalece valores e atitudes, incentiva a participação ativa em ações ambientais e prepara as crianças para serem cidadãos globais, conscientes dos desafios ambientais e engajados na busca de soluções. Como conclusões, percebeu-se que a Educação Ambiental desempenha um papel crucial na formação de crianças conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diovana Machado da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - UNIJUÍ e bolsista PROSUC/CAPES. Mestre em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (2022), licenciada em Letras Português - Inglês pela mesma instituição (2019). 

Roberto Carbonera, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Agronomia pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura pela Universidade São Paulo, Piracicaba e graduação em Agronomia realizada na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é, professor Adjunto 1, coordena a Linha de Pesquisa em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o Grupo de Pesquisa em Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade (GPASS) do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Vidica Bianchi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e possui licenciatura em Ciências Hab Biologia realizado na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor efetivo adjunto nível 1, doutor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora permanente dos do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências e do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.

Referências

ARNHOLDT, Bruna Medina Finger. Educação ambiental na educação infantil: as vivências com a natureza no pátio da escola. 2018. 294 p. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 jan. 2018.

BRASIL. [Conselho Nacional de Saúde]. Resolução Nº466/2012 de 12 de dezembro de 2012. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf.Acesso em: 14 mar 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº510/2016 de 7 de abril de 2016. Trata das diretrizes éticas específicas para as ciências humanas e sociais. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html#:~:text=Considerando%20a%20import%C3%A2ncia%20de%20se,Art. Acesso em: 17 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil. Acesso em: set. de 2023.

BRASIL. Resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012: Estabelece as Diretrizes Curriculares. Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, 2012. 7, p.

CAMPOS, Marília Andrade Torales. CARVALHO, Andréa Macedônio. Desafios emergentes na ação educativo-ambiental: uma experiência em centros de educação infantil de Curitiba. Holos, [S.L.], v. 5, p. 119, 1 out. 2015. Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.1698. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.1698

CAPRA, Frijot. Sustainable Living, Ecological Literacy, and the Breath of Life. Canadian Journal of Environmental Education, v. 12, n. 1, 2007. Disponível em: https://cjee.lakeheadu.ca/article/view/624. Acesso em: jun. de 2024.

CREPALDI, Geise Daniele Milagres. Educação ambiental e valores na educação infantil: sentidos construídos a partir do trabalho pedagógico. 2019. 151 p. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2019.

DARSIE, Camilo. FURTADO, Roberval Angelo. Covid-19 e educação básica: reflexões sobre riscos e controle espacial no retorno às aulas presenciais. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e25047, 2021. DOI: 10.18593/r.v47.25047. Disponível em: https://unoesc.emnuvens.com.br/roteiro/article/view/25047. Acesso em: 08 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.25047

GOLDSCHMIED, Elinor; JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche.

Tradução Marlon Xavier. 2. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006. 304 p.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed., São Paulo: Atlas, 2002.

HASS, Robert. Aprendendo a conhecer uma bacia fluvial. In. CAPRA, Frijot. (Org.). Alfabetização Ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. cap. 12, p. 137 – 141.

PEREIRA, Maria Helena de Barros. Educação ambiental: as elaborações das crianças de seis anos. 2011. 128 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.

RODRIGUES, A. R. S. Educação ambiental em tempos de transição paradigmática:

entrelaçando saberes "disciplinados". Revista Ciência e educação. v. 20, n. 1, p. 195-206.

Mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/9KX6LVg5cz3k3fqYngq9bMH/?lang=pt. Acesso em: 09 de nov. 2023.

SANTOS, Carolina Moraes. Educação Ambiental na Educação Infantil: Contribuições didáticas. 2019. 145 p. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2019.

SAUVÉ, Lucie. Viver juntos em nossa Terra: Desafios contemporâneos da educação ambiental. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 16 - n. 2 - Itajaí, mai - ago 2016. DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p299

VASCONCELOS, Aurelice da Silva. Ecobrinquedoteca na Educação Infantil: uma proposta de ação pedagógica em Educação Ambiental. 2010. 188 p. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

WEIRICH, Ligiane Marcelino. Formação e assimilação de conceitos científicos com abordagem da educação ambiental na educação infantil. 2015. 164 p. Dissertação (Mestrado em Formação Cientifica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

Downloads

Publicado

2025-04-17

Como Citar

Silva, D. M. da, Carbonera, R., & Bianchi, V. (2025). Educação Ambiental na constituição de sujeitos da Educação Infantil a partir dos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 23–39. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16643