DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGRÍCOLA NO CENTRO EXPERIMENTAL CENTRAL, DO INSTITUTOAGRONÔMICO (IAC)

Autores

  • Felipe Pedroso Brusse
  • Wilson Barbosa
  • Renato Ferraz de Arruda Veiga

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2951

Palavras-chave:

Educação, Agricultura Sustentável, Inovação.

Resumo

Desenvolveu-se no Centro Experimental Central (CEC), do Instituto Agronômico (IAC), Campinas-SP, um modelo de Educação Ambiental Agrícola com linguagem apropriada a alunos do ensino fundamental. De forma prática e objetiva, mostraram-se os resultados das pesquisas e as vantagens das boas práticas agrícolas, visando à sustentabilidade ambiental. Após levantamento de literatura, optou-se por um modelo de integração escola e campos experimentais agrícolas. O modelo foi composto pelas etapas: a) aulas teóricas-práticas em classe; b) visitação aos campos agrícolas; e, c) retorno à escola para avaliação. Todo o material produzido nas etapas acima foi avaliado pela equipe do projeto e resultará na edição de um vídeo institucional modelo, para aplicação no programa de educação ambiental agrícola do CEC. O modelo aplicado aos alunos das escolas selecionadas foi considerado altamente positivo, pois ocorreu maior aproximação e interesse dos alunos ao ambiente rural regional, aumentando a sensibilidade dos envolvidos para questões da sustentabilidade agrícola e ambiental. Essa experiência será mantida pelas escolas do projeto e aperfeiçoada pelo CEC em novos estudos de educação ambiental agrícola, inclusive para diversos tipos de públicos, interessados em conhecer in locu o trabalho de pesquisa realizado pelo IAC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Pedroso Brusse

Atualmente é estagiário do Centro Experimental Central,do Instituto Agronômico, de Campinas, e cursa o 9º período da Faculdade de Engenharia Ambiental da Puc -Campinas. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Engenharia Ambiental. É bolsista de Iniciação Tecnológica e Inocação do CNPq.

Wilson Barbosa

Orientador – Pesquisador Científico VI do IAC.

Renato Ferraz de Arruda Veiga

Colaborador – Pesquisador Científico VI do IAC – Diretor do Centro Experimental Central, do IAC.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Brusse, F. P., Barbosa, W., & Veiga, R. F. de A. (2012). DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGRÍCOLA NO CENTRO EXPERIMENTAL CENTRAL, DO INSTITUTOAGRONÔMICO (IAC). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2951