EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SUSTENTÁCULO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Autores

  • Roberta do Espírito Santo Luzzardi Prefeitura Municipal de Canguçu, PMC, Canguçu/RS.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3024

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Agricultura Sustentável, Crise Ambiental.

Resumo

Este artigo focaliza o papel da Educação Ambiental com o processo de desenvolvimento e manutenção da Agricultura Sustentável. O estudo faz uma revisão das conseqüências ambientais da agricultura moderna e o conceito entre Agricultura Sustentável, focando na importante conexão entre Educação Ambiental Emancipatória e nas mudanças apoiadas junto à Agricultura Sustentável. A educação rural no Brasil, ainda hoje, reproduz duas situações indesejáveis: o desligamento da realidade rural, onde o conceito do ambiente rural é transferido para o urbano, e a opção pelo modelo aristocrático de desenvolvimento, que exclui a agricultura familiar e ainda continua comprometido com os princípios da Revolução Verde, que, nas últimas décadas, priorizou a introdução de sementes, agrotóxicos e máquinas na agricultura. A Agricultura Sustentável, juntamente com a Educação Ambiental, vem compreender um instrumento de exercício da cidadania em um contexto de construção de uma nova racionalidade ambiental, tendo como base a participação dos agricultores e agricultoras, a eqüidade, o direito à pluralidade e autodeterminação das comunidades locais, compreendendo a biodiversidade como patrimônio coletivo e instrumento de inclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta do Espírito Santo Luzzardi, Prefeitura Municipal de Canguçu, PMC, Canguçu/RS.

Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas e educadora ambiental na Prefeitura Municipal de Canguçu-RS.

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Luzzardi, R. do E. S. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SUSTENTÁCULO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3024