A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA PRODUÇÃO ORGÂNICA EM EMPRESAS COOPERATIVAS

Lílian Coporlíngua Giesta, Nágila Caporlíngua Giesta

Resumo


Alterações no modo de ser e estar no mundo, bem como nos sistemas de produção têm promovido a busca constante de alternativas que possibilitem aproximações a um desenvolvimento compatível com a capacidade de sustentação da natureza. Iniciativas bem-sucedidas vêm sendo implementadas em organizações cooperativas que trabalham com a produção orgânica, implicando educação ambiental e, assim, constituindo objeto de estudo para investigação acadêmica. Conceitos de Desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental, Gestão de Pessoas e Educação Ambiental são articulados nas práticas educativas, de produção e de comercialização, alicerçando a geração de novas propostas conciliáveis ao desenvolvimento sustentável. Assim, esse artigo analisa ações em duas cooperativas que trabalham com agricultura orgânica no Rio Grande do Sul, organizações preocupadas com a Gestão Ambiental e de Pessoas, fomentando Educação Ambiental na promoção do Capital Social. O estudo de caso aponta dinâmicas de produção e educação e suas repercussões na mudança de atitudes de produtores
agrícolas e consumidores, a partir da abordagem direta e das mensagens implícitas nas características de seus produtos e da atuação na região e em lugares mais distantes.

Palavras-chave


produção orgânica; cooperativas; educação ambiental;desenvolvimento sustentável.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v14i0.2884

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.