A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA PRODUÇÃO ORGÂNICA EM EMPRESAS COOPERATIVAS

Autores/as

  • Lílian Coporlíngua Giesta Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró,Rio Grande do Norte.
  • Nágila Caporlíngua Giesta Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v14i0.2884

Palabras clave:

produção orgânica, cooperativas, educação ambiental, desenvolvimento sustentável.

Resumen

Alterações no modo de ser e estar no mundo, bem como nos sistemas de produção têm promovido a busca constante de alternativas que possibilitem aproximações a um desenvolvimento compatível com a capacidade de sustentação da natureza. Iniciativas bem-sucedidas vêm sendo implementadas em organizações cooperativas que trabalham com a produção orgânica, implicando educação ambiental e, assim, constituindo objeto de estudo para investigação acadêmica. Conceitos de Desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental, Gestão de Pessoas e Educação Ambiental são articulados nas práticas educativas, de produção e de comercialização, alicerçando a geração de novas propostas conciliáveis ao desenvolvimento sustentável. Assim, esse artigo analisa ações em duas cooperativas que trabalham com agricultura orgânica no Rio Grande do Sul, organizações preocupadas com a Gestão Ambiental e de Pessoas, fomentando Educação Ambiental na promoção do Capital Social. O estudo de caso aponta dinâmicas de produção e educação e suas repercussões na mudança de atitudes de produtores agrícolas e consumidores, a partir da abordagem direta e das mensagens implícitas nas características de seus produtos e da atuação na região e em lugares mais distantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lílian Coporlíngua Giesta, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró,Rio Grande do Norte.

Possui graduação em Administração pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora efetiva da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), onde faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração - GEPAR. Atua principalmente nos seguintes temas: sistema de produção enxuta, gestão ambiental, educação ambiental em empresas e desenvolvimento sustentável.

Nágila Caporlíngua Giesta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre/RS

Doutora em Educação pela UFRGS – Docente PPGEA/FURG.

Publicado

2012-09-28

Cómo citar

Giesta, L. C., & Giesta, N. C. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA PRODUÇÃO ORGÂNICA EM EMPRESAS COOPERATIVAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 14. https://doi.org/10.14295/remea.v14i0.2884