Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e propor<br>Ciudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponer<br>City for people: time and space to look, reflect and propose

Autores

  • Camila Cesário Pereira de Andrade Docente na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Matriculada em disciplina isolada no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo em nível de Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (2017).
  • Yára Christina Cesário Pereira Docente na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI nos cursos de Engenharia Civil; Oceanografia; Ciências Biológicas; Licenciaturas e Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria. Pesquisadora nessa mesma universidade nos Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade – GEEAS/UNIVALI e Grupo Nacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior – GEPES/UNIVALI.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i3.8256

Palavras-chave:

Cidade para pessoas, Desenvolvimento sustentável, Atividades Curriculares.

Resumo

Como Atividades Curriculares (ACs) para cursos de formação inicial possam ser espaço-tempo de reflexão-ação sobre as relações sociedade, ambiente e educação? Por que nos acostumamos a pensar as cidades para os edifícios, para os carros e não para as pessoas? Tais questionamentos fomentaram a elaboração de ACs integradoras para licenciandos(as) de História, Letras e Matemática de uma universidade comunitária. Com abordagem qualitativa, baseado em pesquisa bibliográfica, a campo e traços de pesquisa-ação as mesmas, foram vivenciadas na disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Educação (SMAE) entre fevereiro-abril de 2018. Pretendeu-se integrar diferentes saberes, fazeres, olhares estético-sensível, envolvendo ainda, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O profundo e pertinente envolvimento dos(as) licenciandos(as), a aproximação teoria-prática, as discussões-proposições para problemáticas socioambientais a partir de diferentes perspectivas, podem potencializar a inovação curricular na formação de professores(as). ¿Como actividades curriculares para cursos de formación inicial pueden ser espacio-tiempo de reflexión-acción sobre las relaciones sociedad, ambiente y educación? ¿Por qué nos acostumbra a pensar las ciudades para los edificios, para los coches y no para las personas? Tales cuestionamientos fomentaron la elaboración de AC integradoras para licenciandos (as) de Historia, Letras y Matemáticas de una universidad comunitaria. Con abordaje cualitativo, basado en investigación bibliográfica, a campo y rasgos de investigación-acción las mismas, fueron vivenciadas en la disciplina Sociedad, Medio Ambiente y Educación (SMAE) entre febrero-abril de 2018. Se pretendió integrar diferentes saberes, haceres, miradas estético-sensible, involucrando aún, Objetivos del Desarrollo Sostenible. La profunda y pertinente implicación de los licenciandos, la aproximación teoría-práctica, las discusiones-proposiciones para problemáticas socioambientales a partir de diferentes perspectivas, pueden potenciar la innovación curricular en la formación de profesores (as). How can Curricular Activities (ACs) for initial training courses be space-time reflection-action on the relationships society, environment and education? Why do we get used to thinking of cities for buildings, for cars and not for people? These questions fostered the elaboration of integrative ACs for the graduates of History, Letters and Mathematics of a community university. With a qualitative approach, based on bibliographical research, the field and research-action traits the same, were experienced in the discipline Society, Environment and Education (SMAE) between February and April 2018. It was intended to integrate different knowledge, doings, looks aesthetic-sensitive, involving also, Sustainable Development Objectives. The deep and pertinent involvement of the graduates, the theory-practice approach, the discussions-propositions for socio-environmental problems from different perspectives, can potentiate the curricular innovation in the formation of teachers.

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Biografia do Autor

Camila Cesário Pereira de Andrade, Docente na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Matriculada em disciplina isolada no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo em nível de Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (2017).

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Itajaí (2003), Especialização em Projeto arquitetônico e a Cidade pela Universidade do Vale do Itajaí (2005), e mestrado em Engenharia Civil - Cadastro Técnico Multifinalitário - pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

Yára Christina Cesário Pereira, Docente na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI nos cursos de Engenharia Civil; Oceanografia; Ciências Biológicas; Licenciaturas e Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria. Pesquisadora nessa mesma universidade nos Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade – GEEAS/UNIVALI e Grupo Nacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior – GEPES/UNIVALI.

Pós-doutora em EA pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG) 2013; Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); especialização em Supervisão Educacional (PUC/BH - 1991); Licenciada em Ciências Biológicas (FURB, 1977) e Pedagogia (UNIVALI, 1991).

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Andrade, C. C. P. de, & Pereira, Y. C. C. (2018). Cidade para pessoas: tempo e espaço para olhar, refletir e propor<br>Ciudad para la gente: tiempo y espacio para mirar, reflexionar y proponer<br>City for people: time and space to look, reflect and propose. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(3), 220–237. https://doi.org/10.14295/remea.v35i3.8256

Edição

Seção

Artigos