Educação ambiental e escola: narrativas de moradores de Fernando de Noronha – PE<br>Environmental education and school: narratives of residents of Fernando de Noronha - PE<br>Educación ambiental y escuela: narrativas de moradores de Fernando de Noronha - PE

Autores

  • Vivian Battaini Laboratório de Educação e Política Ambiental, Oca, Esalq.
  • Marcos Sorrentino Departamento de Ciências Florestais, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7924

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Escola, Fernando de Noronha.

Resumo

No presente artigo dialoga-se sobre escola, Educação Ambiental (EA) e relações institucionais em Fernando de Noronha a partir de narrativas de entrevistados no Arquipélago. A pesquisa é de caráter qualitativo, entre as técnicas de coleta de dados está a entrevista semiestruturada. Sugerem-se três panoramas para fortalecer a EA na Ilha: formação continuada de educadores ambientais e tomadores de decisão; formação de educadores locais; e construção de políticas públicas na área. In the present article dialogues about school, Enviromental Education and institutional relations in Fernando de Noronha from the narrative of interviewed in the archipelog. The research has a qualitative character, amongst the data collect technics is the semi structured interview. Its suggested that three panoramas strengthen the EE in the island: Continued formation of local enviromental educators and decision makers; formation of local educators; and construction of public politics in the area. En el presente artículo se dialoga sobre escuela, Educación Ambiental (EA) y relaciones institucionales en Fernando de Noronha a partir de narrativas de entrevistados en el Archipiélago. La investigación es de carácter cualitativo, entre las técnicas de recolección de datos está la entrevista semiestructurada. Se sugieren tres panoramas para fortalecer a la EA en la Isla: formación continuada de educadores ambientales y tomadores de decisión; formación de educadores locales; y la construcción de políticas públicas en el área.

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Biografia do Autor

Vivian Battaini, Laboratório de Educação e Política Ambiental, Oca, Esalq.

Coordenadora Pedagógica da Especialização Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis (ESALQ). Doutora em Ciências - Programa Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA, 2017). Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental, Oca (ESALQ, 2010 - 2012). Mestre em Ciências (ESALQ/CENA, 2011). Especialista em educação ambiental e recursos hídricos (USP/ São Carlos, 2010). Graduada em Ciências Biológicas (Unesp - Rio Claro, 2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental. (ESALQ).

Marcos Sorrentino, Departamento de Ciências Florestais, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Possui graduação em Biologia (1981) e Pedagogia (1984) e mestrado em Educação (1988) pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação (1995) e pós doutorados no Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (1999) e no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2010), onde também foi pesquisador colaborador. Foi Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de abril de 2003 a junho de 2008. De outubro de 2012 a março de 2014 foi assessor especial do Ministro da Educação, para a construção da política ambiental do MEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas e planejamento de futuro na direção de sociedades sustentáveis. Participa, desde os anos anos 70, de entidades ambientalistas, de cidadania e de educação ambiental. De 1985 a 1988 foi docente no Departamento de Educação na UNESP, campus de Assis. Desde 1988, no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, atualmente como professor livre-docente (2011), coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) .

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Battaini, V., & Sorrentino, M. (2018). Educação ambiental e escola: narrativas de moradores de Fernando de Noronha – PE<br>Environmental education and school: narratives of residents of Fernando de Noronha - PE<br>Educación ambiental y escuela: narrativas de moradores de Fernando de Noronha - PE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(2), 292–314. https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7924

Edição

Seção

Artigos