v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 2012

Publicado: 2012-12-31

Artigos

  • EDITORIAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.3228
    Vilmar Alves Pereira
  • A GUERRA DE POSIÇÃO NOS CONSELHOS: UM ESTUDO DE CASO NO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (GIEA/RJ)

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2979
    Eduardo da Costa Pinto d’Avila, Carlos Frederico Bernardo Loureiro
  • A IMPLANTAÇÃO DA VIA MANGUE E OS CONFLITOS ENTRE MOBILIDADE URBANA, MEIO AMBIENTE E SOBREVIVÊNCIA NO RECIFE

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2897
    Paulo Alexandre Marques
  • POR QUE A ESCOLA INDÍGENA É MASCULINA?

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2875
    João Carlos Gomes, Kássia Priscilla Gonçalves De Almeida, Vanderleia Barbosa Da Silva
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: BAIRRO DA BALSA E OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NA CRIAÇÃO DO CAMPUS PORTO DA UFPel/RS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2756
    Lila Fátima Karpinski, Gianpaolo Knoller Adomili
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL À LUZ DE DISTINTAS REPRESENTAÇÕES E TERRITORIALIDADES

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2967
    Marcileia Oliveira Bispo
  • REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2868
    Janielly Carvalho Camargo, Luiz Felipe Machado Velho
  • APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2867
    Anderson da Silva Coutinho, Izabelle Maria Nascimento de Rezende, Monica Lopes Folena Araújo
  • UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA AO CONTEÚDO EPISTEMOLÓGICO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2845
    Ricardo Gauterio Cruz, Rossane Vinhas Bigliardi
  • PROBLEMAS DE APROPRIAÇÃO DOS SABERES AMBIENTAIS NO CAMPO EDUCACIONAL: AS IES’ E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2869
    Luiz Artur dos Santos Cestari, Celeste Dias Amorim
  • LIMITES E POSSIBILIDADES DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDOS EM ESCOLAS BRASILEIRAS: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2900
    Maria Luísa Bonazzi Palmieri, Rosa Maria Feiteiro Cavalari
  • O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2943
    Januária da Fonseca Malaquias, Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Cristina de Souza Silva, Heloísa Damasceno Diniz, Maria Cristina Santiago
  • DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGRÍCOLA NO CENTRO EXPERIMENTAL CENTRAL, DO INSTITUTOAGRONÔMICO (IAC)

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2951
    Felipe Pedroso Brusse, Wilson Barbosa, Renato Ferraz de Arruda Veiga
  • DIÁLOGOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NAS PRÁTICAS AMBIENTAIS ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE LAVRAS/MG

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2955
    Inês Caroline de Lima Proença, Rebeca Cássia de Andrade, Vitor Barrile Tomazella, Viviane Helena de Palma, Rafael Cuissi, Brígida Souza
  • UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA NO CENTRO DE ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2966
    Érico Kunde Corrêa, Anita Ribas Avancini, Rodrigo Bilhalva Moncks, Matheus Francisco da Paz, Luciara Bilhalva Corrêa
  • A INCLUSÃO DE TEMAS AMBIENTAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2968
    Talita Mazzini Lopes, Maria Cristina de Senzi Zancul
  • PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2856
    Reginaldo dos Santos, Rita de Cássia Frenedozo
  • GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UNIVERSITÁRIOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2962
    Cacilda Michele Cardoso Rocha, Alfredo Matos Moura Junior, Karine Matos Magalhães
  • AMAZÔNIA, ENTRE UM OLHAR CIENTÍFICO E UM OLHAR AMAZÔNIDA: PISTAS PARA UM PROCESSO EDUCATIVO QUE INICIA COM AS PREOCUPAÇÕES LOCAIS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2949
    Elizandra Rego de Vasconcelos, Nádia Magalhães da Silva Freitas
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2793
    Rossana Barros Cardoso, Tiago Augusto Lima Cardoso, Maria de Fátima Camarotti
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMUNICATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAIC EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2894
    Nelma Bispo Silva, Milton Ferreira da Silva Júnior
  • O CICLO DE OFICINAS “CAMINHO DAS ÁGUAS” E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS AFETADOS POR ENCHENTES EM UNIÃO DOS PALMARES (AL)

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2876
    Carlos Jorge da Silva Correia, Maria Betânia da Silva Almeida, Maria Aparecida Lopes da Silva, Maria Madalena Soares da Silva, Maria Goretti Lopes Galvão
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIAS DAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE PESCA NA ILHA DAS CAIEIRAS, VITÓRIA, ES.

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2961
    Flávia Silva Martinelli, Lidiane Pignaton Agostini, Soler Gonzalez
  • “A FAUNA ESTÁ ACABANDO, A CAMADA DE OZÔNIO ESTÁ FURADA...”: PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL POR CRIANÇAS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO SERTÃO DE PERNAMBUCO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2820
    Leidiane Pereira Diniz, Maiara Tábatha da Silva Brito, Wesley Patrício Freire de Sá Cordeiro, André Laurênio de Melo, Mauro de Melo Júnior
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E OS IMPACTOS NA SUB-BACIA DO RIO CATOLÉ PARA O MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2916
    rubens jesus sampaio, juliana oliveira santos, Dirlêi A. Bonfim, Milton Ferreira silva Jr.
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR SEGUNDO LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2956
    Marcia Seidenfuz Schulz, Maria Cristina Pansera de Araújo, Vidica Bianchi, Eva Teresinha de Oliveira Boff
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE FÍSICA COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2944
    Rosangela Ines Matos Uhmann, Lenir Basso Zanon