LIMITES E POSSIBILIDADES DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDOS EM ESCOLAS BRASILEIRAS: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES

Autores

  • Maria Luísa Bonazzi Palmieri UNESP campus de Rio Claro
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari UNESP campus de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2900

Palavras-chave:

educação ambiental, dissertações e teses, projeto, escola

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa sobre dissertações e teses que analisam projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas. Trata-se de uma pesquisa do tipo “estado da arte” (FERREIRA, 2002) na qual são discutidos alguns limites e possibilidades desses projetos explicitados nessas pesquisas. Os autores das dissertações e teses identificam uma grande variedade de concepções de educação ambiental nos projetos, mas ainda parece predominar aquela que alguns teóricos denominam “conservadora”. Foi observado que muitas vezes os projetos são supervalorizados, impostos à escola e desenvolvem-se de forma desvinculada às demais práticas escolares. Por outro lado, a principal contribuição dos projetos parece ser a possibilidade de superação do modelo tradicional de ensino, baseado na aula expositiva e na memorização do conteúdo disciplinar, para a realização de práticas educativas diferenciadas, que promovam o envolvimento da comunidade escolar e a integração das diversas disciplinas para a realização de um trabalho conjunto. A partir das análises realizadas, conclui-se que os projetos podem ser uma forma viável de desenvolvimento da educação ambiental nas escolas, apesar de todos os desafios a serem ainda superados para o enraizamento de uma educação ambiental efetiva nesses espaços.

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Biografia do Autor

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, UNESP campus de Rio Claro

Mestre em Educação pelo Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Rosa Maria Feiteiro Cavalari, UNESP campus de Rio Claro

Professora do Departamento de Educação e da Pós-Graduação em Educação – Linha de Pesquisa: Educação Ambiental, do Instituto de Biociências da UNESP - câmpus de Rio Claro.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

Palmieri, M. L. B., & Cavalari, R. M. F. (2012). LIMITES E POSSIBILIDADES DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDOS EM ESCOLAS BRASILEIRAS: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2900