Macrotendências político-pedagógicas identificadas em projetos de educação ambiental em contextos educacionais não escolares estudados em teses e dissertações brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14676Palavras-chave:
Macrotendências político-pedagógicas, projetos educacionais, contexto educacional não escolarResumo
O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado do tipo “estado da arte” que visa investigar na produção acadêmica em teses e dissertações projetos de Educação Ambiental em contextos educacionais não escolares, publicadas no período de 1981 a 2016, explicitando possíveis macrotendências político-pedagógicas de Educação Ambiental que norteiam os projetos estudados nessas produções. A macrotendência preponderante nos projetos estudados foi a “conservacionista”, seguida pela “pragmática”, presentes em todo o recorte temporal que compreendeu nossa investigação. A partir da primeira década do século atual aparecem pesquisas que estudam projetos fundamentados em perspectivas críticas, tornando-se mais representativos quantitativamente na segunda década. Mediante os resultados apresentados a Educação Ambiental desenvolvida na forma de projetos em contextos educacionais não escolares sob uma perspectiva crítica é uma tendência ainda pouco representativa na produção acadêmica analisada.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental e Movimentos Sociais: elementos para uma história política do campo ambiental. Revista Educação: teoria e prática. Rio Claro, v.9, n.16/17, p.46-56, 2001. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1597 Acesso em: agosto 2022.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A invenção ecológica: narrativas e trajetórias da Educação Ambiental no Brasil. 2a edição. Editora da Universidade Federal do RS. Porto Alegre: 2002.
CARVALHO, L. M. A temática ambiental e a escola de 1° grau. 1990. Tese. Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, 1990.
CARVALHO, Luiz Marcelo de. A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. In: CINQUETTI, Heloísa Chalmers S.; LOGAREZZI, Amadeu (Org.). Consumo e resíduo: fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos: EdUFScar, 2006.
DIAS, Carolina Mandarini. Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental em Áreas Protegidas: um estudo a partir de dissertações e teses (1981-2009). 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2015. Disponível em: https://www.repositorio.unicamp.br/Resultado/Listar?guid=1669414610044 Acesso em: agosto 2022.
GOERGEN, Pedro. Teoria e ação no GT Educação Ambiental da ANPED: partilhando algumas suspeitas epistemológicas. Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, v. 5, n. 2, p. 9-30, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6211 Acesso em: agosto 2022.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1989.
GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. 3ª ed. Campinas: Papirus, 2007.
KAWASAKI, Clarice Sumi; CARVALHO, Luiz Marcelo de. Tendências da pesquisa em Educação Ambiental. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 25, n. 3, Dez. 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v25n03/v25n03a08.pdf Acesso em: agosto 2022.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, Campinas, v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?lang=pt Acesso em: agosto 2022.
LEFF, Enrique. A Complexidade ambiental. Tradução de Eliete Wolff. São Paulo: Cortez, 2003.
LIMA, G. F. C. Formação e dinâmica do campo da educação ambiental no Brasil: emergência, identidades, desafios. 2005. Tese. Universidade Estadual de Campinas, 2005.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental transformadora. In: Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. In: Vamos Cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola.Brasília: MEC, CGEA: MMA, DEA: UNESCO, 2007.
PAYNE, Phillip. Framing research: conceptualizing, contextualizing, representation, legitimization. Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, v. 4, n. 2, p. 49-77, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6191 Acesso em: agosto 2022
RINK, Juliana. Ambientalização curricular na educação superior: tendências reveladas pela pesquisa acadêmica brasileira (1987-2009).2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2014. Disponível em: https://www.repositorio.unicamp.br/Resultado/Listar?guid=1669415009050 Acesso em: agosto 2022.
SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, Michele; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SORRENTINO, Marcos. Vinte anos de Tbilisi, cinco da Rio-92: A Educação Ambiental no Brasil. Debates Socioambientais. São Paulo, CEDEC, ano II, n. 7, p. 3-5, jun/set 1997.
TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores associados, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.