Macrotendências político-pedagógicas identificadas em projetos de educação ambiental em contextos educacionais não escolares estudados em teses e dissertações brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14676

Palavras-chave:

Macrotendências político-pedagógicas, projetos educacionais, contexto educacional não escolar

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado do tipo “estado da arte” que visa investigar na produção acadêmica em teses e dissertações projetos de Educação Ambiental em contextos educacionais não escolares, publicadas no período de 1981 a 2016, explicitando possíveis macrotendências político-pedagógicas de Educação Ambiental que norteiam os projetos estudados nessas produções. A macrotendência preponderante nos projetos estudados foi a “conservacionista”, seguida pela “pragmática”, presentes em todo o recorte temporal que compreendeu nossa investigação. A partir da primeira década do século atual aparecem pesquisas que estudam projetos fundamentados em perspectivas críticas, tornando-se mais representativos quantitativamente na segunda década. Mediante os resultados apresentados a Educação Ambiental desenvolvida na forma de projetos em contextos educacionais não escolares sob uma perspectiva crítica é uma tendência ainda pouco representativa na produção acadêmica analisada.

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Biografia do Autor

Daniela Bertolucci Campos, UNESP - Campus Rio Claro

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bióloga (USP) e Pedagoga (UFSJ). E-mail: dbertoluccicampos@gmail.com

Rosa Maria Feiteiro Cavalari, Unesp - Rio Claro

Livre Docente em Educação Ambiental pelo Instituto de Biociências –UNESP e Pós-Doutorado em Educação Ambiental na Chaire de Recherche du Canada en Éducation relative à lenvironnement, da Université du Québec à Montréal (UQÀM). Doutora em Educação (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP). E-mail: r.cavalari@unesp.br

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Campos, D. B., & Cavalari, R. M. F. . (2022). Macrotendências político-pedagógicas identificadas em projetos de educação ambiental em contextos educacionais não escolares estudados em teses e dissertações brasileiras. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 120–139. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14676

Edição

Seção

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental