Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Avaliadores
Declaração de Privacidade
Atual
Edições anteriores
Submissões
Notícias
PPGEA
CAPES
FURG
Sobre a FURG
PROPESP
CGTI
Biblioteca FURG
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 39 n. 1 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo
v. 39 n. 1 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo
Publicado:
2022-04-14
Editorial
Editorial
Tamires Lopes Podewils, Eliane Renata Steuck Steuck, Lisiana Lawson Terra da Silva
1-9
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.14194
Artigos
Ecoética y Educación Ambiental:
bases para la gestión del territorio
Edson Vicente Silva, Mario Burgui-Burgui, Francisco Otávio Landim Neto
10-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13882
Etnoconhecimento e Educação Ambiental:
um mapeamento de artigos em periódicos nacionais
Gabriela Rodrigues Longo, Airton José Vinholi Júnior
27-48
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12672
Referências e sentidos da Educação Ambiental Crítica nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental – EPEAs
Priscila Amaro Lopes, Carlos Frederico Bernardo Loureiro
49-72
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12764
Educação para o Desenvolvimento Sustentável x Educação Ambiental
atravessamentos sob a óptica da “ciência maior”
Jésica Hencke, Gisele Ruiz Silva
73-93
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13931
As Pesquisas sobre Atitudes Ambientais no campo da Educação em Ciências:
um estado do conhecimento
Renan de Almeida Barbosa, José Vicente Lima Robaina
94-112
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13078
Discutindo o projeto político pedagógico e a Educação Ambiental em uma escola pública de São Paulo
Terezinha Marisa Ribeiro de Oliveira, Carmem Lúcia Costa Amaral
113-131
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13319
A Educação Ambiental no currículo escolar:
aplicação de uma Matriz de Indicadores em escolas públicas estaduais localizadas no município de Curitiba-PR
Fernanda Nadai, Marília Andrade Torales Campos, Solange Reiguel Vieira
132-152
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13368
(Re)direcionamentos e perspectivas curriculares da Educação Ambiental e Alimentação Saudável em uma escola no município de Serra do Ramalho – BA
Simone Teles da Silva Santos, Heron Ferreira Souza
153-177
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12553
A interdisciplinaridade na prática da Educação Ambiental e no trabalho docente:
um estudo de caso em uma escola pública de Macapá, Amapá, Brasil
Marcus Furtado da Silva, Arialdo Martins da Silveira Júnior
178-195
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12561
Os museus de ciências como espaço da Educação Ambiental:
um estudo de caso do museu Parque da Ciência Newton Freire Maia.
Allyson Felipe da Silva, Leonir Lorenzetti
196-219
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12530
Fundamentos e Práticas para o Ensino de Ciências – Curso Licenciatura Indígena Guarani - Pedagogia
saberes, sabores e fazeres tradicionais da aldeia dialogando com o Currículo Base do Território Catarinense
Yara Christina Cesário Pereira
220-243
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13013
O ensino de História e a educação ambiental:
um estudo a partir de coleção de livros didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental
Juliana de Mello Moraes, Sarah Apfelgrün
244-264
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12850
Educação ambiental por invertebrados bioindicadores de qualidade de água no Oeste de Santa Catarina
Joao Pedro Bernardi, Cássia Alves Lima-Rezende, Jorge Alejandro Santos, Renan de Souza Rezende
265-283
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.11973
Os paradoxos do covid-19 e a ação da educação ambiental:
ante imprevisibilidades e incertezas
Aloísio Ruscheinsky
284-306
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13967
O funk como um gênero musical visto com os maus olhos pela sociedade:
por outro lado, como aliado da Educação Popular e Ambiental
Ingrid Medeiros Lessa, Isaias Costa Gomes, André Luis Castro de Freitas
307-327
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12722
Os impactos socioambientais das fontes geradoras de energia alternativa nas comunidades do entorno dos parques eólicos da Serra da Babilônia e da Força Eólica do Brasil
Sra. Flávia Ottoni, Sr. Marcelo Duncan
328-349
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12823
A Educação Ambiental nas práticas pedagógicas no ensino fundamental:
análise dos artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA
Simone Defreyn, Leandro Duso
350-371
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12916
Mulheres, floresta e extrativismo:
modos de ser, existir, educar e resistir de quebradeiras de coco babaçu da comunidade “Sítio” (Cristino Castro, Piauí/Brasil).
Millena Ayla da Mata Dias, Kelci Anne Pereira
372-394
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13093
Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)
Educação ambiental e políticas públicas no âmbito do licenciamento ambiental:
o Programa de Educação Ambiental em obras públicas no Município do Rio Grande (RS)
Patricia Votto Gomes, Dione Iara Silveira Kitzmann, Fernanda Zamberlam
395-410
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.10932
Rodas e Registros na formação de educadores:
narrativas sobre compreensão do pertencimento ao lugar na constituição do educador ambiental
Fernanda Seidel Vorpagel, Cláudia da Silva Cousin
411-423
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.11305
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
facebook
Palavras-chave
Informações
Para Autores