Referências e sentidos da Educação Ambiental Crítica nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental – EPEAs
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12764Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica, EPEA, Sentidos teórico-epistemológicosResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os sentidos da crítica contidos em trabalhos de educação ambiental (EA), tendo como recorte o Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Para tanto, fez-se o levantamento dos trabalhos da EA Crítica nas suas dez edições e feita a sistematização dos autores e obras mais utilizados como referências nos anos mais significativos (2009-2019). De modo complementar, fez-se a análise qualitativa dos sentidos existentes em uma amostragem destes trabalhos. A análise apontou que a crítica se direciona ao modo como a sociedade contemporânea determina a questão ambiental e, por isso, tem por intencionalidade educativa a transformação desta, considerando suas múltiplas dimensões. Dentro dessa larga definição existem várias ênfases e modos de compreender a crise societária, criando nuances e distinções internas à perspectiva da EA crítica.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 2ª edição rev. e atual. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental: questões de vida. São Paulo: Cortez, 2019.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção questões da nossa época, v.39).
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Sousa de. (orgs.). Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; VIÉGAS, Aline. Princípios normativos da educação ambiental no Brasil: abordando os conteúdos de totalidade e de práxis. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 8, n.1, p. 11-23, 2013.
OLIVEIRA, Ana Carolina Brasil. A penetração da educação ambiental crítica nos artigos publicados na ANPEd. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Departamento de Educação do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Rio de Janeiro, 2015.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SILVA, Maria Cristina Bolela e. A perspectiva crítica nas pesquisas em Educação Ambiental. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, 2015.
STEIL, Carlos Alberto; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Epistemologias ecológicas: delimitando um conceito. Mana, v. 20, n.1, p. 163-183, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/mana/v20n1/a06v20n1.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.
TEIXEIRA, Lucas André; NEVES, Juliana Pereira.; SILVA, Fabiane de Paula.; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; NARDI, Roberto. Referenciais teóricos da pesquisa em educação ambiental em trabalhos acadêmicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 6, 2007, Florianópolis/SC. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: UFSC, 2007. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/vienpec/CR2/p625.pdf. Acesso em: 5 abr. 2018.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo et al. (Orgs.). A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007. p. 177-222.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; SPAZZIANI, Maria de Lourdes; TALAMONI, Jandira Líria Biasquini; MORALES, Angélica Góis; MAIA, Jorge Sobral da Silva; MUNHOZ, Regina Helena; FOSSALUZA, André Santachiara; GONCALVES, Carlos Eduardo; SOUZA, Daniele Cristina de; MENDES, Carolina Borghi; PINTO, Vandeí da Silva; NEVES, Juliana Pereira; CRUZ, Lilian Giacomini; TEIXEIRA, Lucas André; CASSINI, Luciana Falcon; AGUDO, Marcela de Moraes; FESTOZO, Marina Battistelli; FIGUEIREDO, Pâmela Buzanello; FRANZI, Simone. Conteúdos curriculares da Educação Ambiental na escola: contribuições da Pedagogia Histórico-crítica. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA, 7, 2013, Rio Claro. Anais[...]. Rio Claro: UNESP, 2013.
TREIN, Eunice Schilling; CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Pesquisa em educação ambiental e questões epistemológicas: a permanência e a renovação. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 9, n. 1, p. 120-132, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.