Referências e sentidos da Educação Ambiental Crítica nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental – EPEAs

Autores

  • Priscila Amaro Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12764

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, EPEA, Sentidos teórico-epistemológicos

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os sentidos da crítica contidos em trabalhos de educação ambiental (EA), tendo como recorte o Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Para tanto, fez-se o levantamento dos trabalhos da EA Crítica nas suas dez edições e feita a sistematização dos autores e obras mais utilizados como referências nos anos mais significativos (2009-2019). De modo complementar, fez-se a análise qualitativa dos sentidos existentes em uma amostragem destes trabalhos. A análise apontou que a crítica se direciona ao modo como a sociedade contemporânea determina a questão ambiental e, por isso, tem por intencionalidade educativa a transformação desta, considerando suas múltiplas dimensões. Dentro dessa larga definição existem várias ênfases e modos de compreender a crise societária, criando nuances e distinções internas à perspectiva da EA crítica.

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Biografia do Autor

Priscila Amaro Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com especialização latu sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território pela Escola Nacional de Ciências e Estatísticas (ENCE).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4511409108541641

Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador da Linha de Pesquisa Estado, Trabalho-Educação, Movimentos Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ). Pesquisador 1C do CNPq. Coordenador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5548225546111298

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Amaro Lopes, P., & Bernardo Loureiro, C. F. (2022). Referências e sentidos da Educação Ambiental Crítica nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental – EPEAs. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 49–72. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12764