O funk como um gênero musical visto com os maus olhos pela sociedade:

por outro lado, como aliado da Educação Popular e Ambiental

Autores

  • Ingrid Medeiros Lessa FURG/Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental
  • Isaias Costa Gomes FURG/Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental
  • André Luis Castro de Freitas FURG/Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12722

Palavras-chave:

Periferia; Preconceito cultural; Problemas socioambientais.

Resumo

O presente trabalho de cunho qualitativo busca, a partir de canções de funk e seus subgêneros, explanar reflexões relacionadas a problemas socioambientais da sociedade. Utilizando como base a teoria da Educação Ambiental em sua vertente crítica e transformadora, e da Educação Popular de base freiriana, o objetivo do estudo é provocar questionamentos e reflexões sobre como o funk pode servir de fundamento para a promoção de diálogos críticos e reflexivos relacionados a questões presentes no cotidiano das periferias brasileiras, vivenciadas por pessoas que pertencem às classes sociais que estão à margem da sociedade. Traçado um comparativo das reflexões provocadas neste estudo com os resultados obtidos em outros trabalhos relacionados já publicados, conclui-se que mesmo sendo visto com olhares preconceituosos e pejorativos por diferentes grupos sociais, o funk pode ser considerado uma potente ferramenta para o desenvolvimento de atividades e ações que almejem promover reflexões e despertar da consciência crítica dos seres humanos.

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Biografia do Autor

Ingrid Medeiros Lessa, FURG/Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia – UFPEL; Mestra em Educação Ambiental – PPGEA FURG; Bacharela em Ciências Biológicas – UFPEL.

Isaias Costa Gomes, FURG/Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental

Biólogo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação Ambiental e bolsista CAPES pelo PPGEA FURG

André Luis Castro de Freitas, FURG/Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental

Professor titular na Universidade Federal do Rio Grande; Doutor em Educação - UFPEL.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Medeiros Lessa, I., Costa Gomes, I., & Castro de Freitas, A. L. (2022). O funk como um gênero musical visto com os maus olhos pela sociedade:: por outro lado, como aliado da Educação Popular e Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 307–327. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12722