O funk como um gênero musical visto com os maus olhos pela sociedade:
por outro lado, como aliado da Educação Popular e Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12722Palavras-chave:
Periferia; Preconceito cultural; Problemas socioambientais.Resumo
O presente trabalho de cunho qualitativo busca, a partir de canções de funk e seus subgêneros, explanar reflexões relacionadas a problemas socioambientais da sociedade. Utilizando como base a teoria da Educação Ambiental em sua vertente crítica e transformadora, e da Educação Popular de base freiriana, o objetivo do estudo é provocar questionamentos e reflexões sobre como o funk pode servir de fundamento para a promoção de diálogos críticos e reflexivos relacionados a questões presentes no cotidiano das periferias brasileiras, vivenciadas por pessoas que pertencem às classes sociais que estão à margem da sociedade. Traçado um comparativo das reflexões provocadas neste estudo com os resultados obtidos em outros trabalhos relacionados já publicados, conclui-se que mesmo sendo visto com olhares preconceituosos e pejorativos por diferentes grupos sociais, o funk pode ser considerado uma potente ferramenta para o desenvolvimento de atividades e ações que almejem promover reflexões e despertar da consciência crítica dos seres humanos.
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