Ecoética y Educación Ambiental:

bases para la gestión del territorio

Autores

  • Edson Vicente Silva Universidade Federal do Ceará
  • Mario Burgui-Burgui Universidade de Alcalá
  • Francisco Otávio Landim Neto Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13882

Palavras-chave:

Ética Ambiental., Educação Ambiental., Gestão Territorial

Resumo

No contexto atual há que compreender a importância que assume a ética ambiental na aplicabilidade do planejamento e gestão ambiental, subsidiando a base necessária para uma educação ambiental direcionada à sustentabilidade socioambiental. No fundo da questão ambiental mundial, hoje se enfoca no porquê do abandono da ética ambiental, da percepção e respeito para com as paisagens naturais. A visão antropocêntrica torna-se plenamente dominante na sociedade atual. Neste artigo, se procura discutir aspectos relativos a proposição de uma gestão participativa, explicando como a ética ambiental apoiada em comportamentos y práticas de educação ambiental direcionados ao desenvolvimento sustentável, podem contribuir para tal efeito. Se considera que apenas o conhecimento científico e as inversões financeiras não são suficientes para uma eficaz organização territorial, que involucre a conservação e recuperação das paisagens naturais e culturais.

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Biografia do Autor

Edson Vicente Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará. E-mail: cacauceara@gmail.com

Mario Burgui-Burgui, Universidade de Alcalá

Professor PHD do Departamento de Geologia, Geografia & Meio Ambiente da Universidade de Alcalá, em Madri, Espanha. Responsável pela Cátedra de Ética Ambiental “Fundación Tatiana Pérez de Guzmán el Bueno”, Universidad de Alcalá (Madrid, España). E-mail: mario.burgui@uah.es

Francisco Otávio Landim Neto, Universidade Federal do Amapá

Francisco Otávio Landim Neto. Professor Assistente do Magistério Superior 40h DE Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Amapá UNIFAP, Campus Oiapoque. Graduado em Geografia na modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará UFC (2010). Possui mestrado em Geografia (2013) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente cursa doutorado na referida instituição. Tem experiência na área de Cartografia Social, Planejamento Ambiental em Bacias Hidrográficas, atuando nos seguintes temas: Análise Integrada da Paisagem, Geoprocessamento e Educação Ambiental.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Silva, E. V., Burgui-Burgui, M., & Landim Neto, F. O. (2022). Ecoética y Educación Ambiental: : bases para la gestión del territorio. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 10–26. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13882