Educação ambiental por invertebrados bioindicadores de qualidade de água no Oeste de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.11973

Palavras-chave:

Oficina, Bioindicadores, Gameficação

Resumo

Invertebrados é o grupo mais diverso do planeta, mas pouco tratado na educação ambiental. Investigamos a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental e médio no oeste de Santa Catarina, Brasil. Estudamos a percepção sobre bioindicadores de qualidade de água por questionários e jogos, antes e após oficina sobre macroinvertebrados aquáticos. Alunos que aprenderam a reconhecer a bioindicação dos invertebrados começaram a reconhecer também a qualidade dos rios próximos, indicando o sucesso da oficina na percepção ambiental. Após a oficina, 82% dos alunos concluíram o Bentos game de forma correta, indicando ser uma atividade cativante e lúdica, indicando que a “gameficação” da aprendizagem é efetiva na transferência do conteúdo formal. Os alunos mais jovens apresentaram maiores taxas de acertos, indicando que a atividade foi mais efetiva para determinada faixa etária.

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Biografia do Autor

Joao Pedro Bernardi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Cássia Alves Lima-Rezende, Museo Argentino de Ciencias Naturales "Bernardino Rivadavia"

Doutora em Biologia Animal pela Universidade de Brasília e atualmente realiza estágio pós-doutoral junto ao Museo Argentino de Ciencias Naturales "Bernardino Rivadavia".

Jorge Alejandro Santos, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Filosofía pela Universidad de Buenos Aires e Pós doutorado na Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Renan de Souza Rezende, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutor em Ecologia pela UFSC e Professor titular na Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Bernardi, J. P., Alves Lima-Rezende, C., Santos, J. A., & de Souza Rezende, R. . (2022). Educação ambiental por invertebrados bioindicadores de qualidade de água no Oeste de Santa Catarina. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 265–283. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.11973