Educação ambiental por invertebrados bioindicadores de qualidade de água no Oeste de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.11973Palabras clave:
Oficina, Bioindicadores, GameficaçãoResumen
Invertebrados é o grupo mais diverso do planeta, mas pouco tratado na educação ambiental. Investigamos a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental e médio no oeste de Santa Catarina, Brasil. Estudamos a percepção sobre bioindicadores de qualidade de água por questionários e jogos, antes e após oficina sobre macroinvertebrados aquáticos. Alunos que aprenderam a reconhecer a bioindicação dos invertebrados começaram a reconhecer também a qualidade dos rios próximos, indicando o sucesso da oficina na percepção ambiental. Após a oficina, 82% dos alunos concluíram o Bentos game de forma correta, indicando ser uma atividade cativante e lúdica, indicando que a “gameficação” da aprendizagem é efetiva na transferência do conteúdo formal. Os alunos mais jovens apresentaram maiores taxas de acertos, indicando que a atividade foi mais efetiva para determinada faixa etária.
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