Etnoconhecimento e Educação Ambiental:

um mapeamento de artigos em periódicos nacionais

Autores

  • Gabriela Rodrigues Longo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Airton José Vinholi Júnior Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12672

Palavras-chave:

Etnoconhecimento, Educação Ambiental., Estado do conhecimento.

Resumo

O etnoconhecimento, ou seja, o conhecimento criado a partir das concepções de diferentes grupos tradicionais, que desenvolvem padrões específicos de interpretar e se relacionar com o meio ambiente, pode ser interpretado como um ponto de partida para a construção dos saberes ambientais necessários à transformação de nossa racionalidade econômica atual. De modo que, com o objetivo de investigar a produção de artigos sobre etnoconhecimentos em revistas de Educação Ambiental (EA), realizamos uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, que resultou em um mapeamento das investigações a respeito de conhecimentos tradicionais em três periódicos brasileiros com enfoque na EA. E, ainda que seja possível vislumbrar uma valorização crescente da temática dos etnoconhecimentos na EA, se faz necessário uma ampliação do número de pesquisas a partir das lacunas aqui encontradas.

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Biografia do Autor

Gabriela Rodrigues Longo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto de Física – Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.

Airton José Vinholi Júnior, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação. Docente EBTT do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto de Física – Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Longo, G. R., & José Vinholi Júnior, A. (2022). Etnoconhecimento e Educação Ambiental: : um mapeamento de artigos em periódicos nacionais . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 27–48. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12672