Etnoconhecimento e Educação Ambiental:
um mapeamento de artigos em periódicos nacionais
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12672Palavras-chave:
Etnoconhecimento, Educação Ambiental., Estado do conhecimento.Resumo
O etnoconhecimento, ou seja, o conhecimento criado a partir das concepções de diferentes grupos tradicionais, que desenvolvem padrões específicos de interpretar e se relacionar com o meio ambiente, pode ser interpretado como um ponto de partida para a construção dos saberes ambientais necessários à transformação de nossa racionalidade econômica atual. De modo que, com o objetivo de investigar a produção de artigos sobre etnoconhecimentos em revistas de Educação Ambiental (EA), realizamos uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, que resultou em um mapeamento das investigações a respeito de conhecimentos tradicionais em três periódicos brasileiros com enfoque na EA. E, ainda que seja possível vislumbrar uma valorização crescente da temática dos etnoconhecimentos na EA, se faz necessário uma ampliação do número de pesquisas a partir das lacunas aqui encontradas.
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