Fundamentos e Práticas para o Ensino de Ciências – Curso Licenciatura Indígena Guarani - Pedagogia
saberes, sabores e fazeres tradicionais da aldeia dialogando com o Currículo Base do Território Catarinense
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13013Palavras-chave:
Fundamentos e Práticas para o Ensino de Ciências. Atividades Curriculares. Práticas interculturais.Resumo
O objetivo desse ensaio é apresentar experiências didáticas vivenciadas junto ao grupo do 5º período da disciplina de Fundamentos e Práticas para o Ensino de Ciências do Curso de Licenciatura Indígena Guarani — Habilitação Pedagogia – UNIVALI configurando a docência a partir da percepção indígena, valorizando os saberes, os sabores e os fazeres tradicionais da aldeia/comunidade e, ao mesmo tempo, vislumbrando possibilidades de dialogar com o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense - CBTC (2019). Os(as) protagonistas são os(as) 18 acadêmicos(as) que, ao trazerem as vozes das suas aldeias, nos conectam com os princípios essenciais: o respeito ao universo, aos ciclos naturais e a terra onde tudo nasce. A perspectiva intercultural possibilitou enxergar, como interdependentes, a singularidade na diversidade e o seu contrário. Evidenciou, também, a boniteza da multidimensionalidade de culturas e a riqueza da integração de práticas para o ensino de Ciências que podem ser complementares. Enxergar com o olhar de uma cultura, a cultura do outro. Olhar com o olhar que repara, pois reparar é “por em bom estado”. Esse é o exercício que deve ser vivenciado por professores(as) das escolas indígenas e não indígenas.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessos em 14 maio 2020.
KRENAK, A. Sonhos para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MENDES, Dumerval Trigueiro. Fenomenologia do processo educativo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 60, n. 134, p. 140-172, abr./jun. 1974.
PROJETO de Criação e Implantação do Curso (2018). Material disponibilizado pelo Coordenador do Curso Professor Edgar Antônio Piva e disponibilizadas Home page da Escola da Educação – Univali. Disponível: https://www.univali.br/noticias/Paginas/univali-lanca-curso-inedito-no-brasil-de-licenciatura-indigena-guarani.aspx. Acesso em: 16 abr. 2021.
SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. 2019b. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/30338-versao-final-do-curriculo-base-da-educacao-infantil-e-do-ensino-fundamental-do-territorio-catarinense-e-entregue-ao-conselho-estadual-dve-educacao. Acesso em: 14 ago. 2020.
SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula. (orgs.) Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.
WALSH, Catherine. La educación Intercultural en la Educación. Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz, 9-11 de marzo de 2009. Disponível em: https://www.uchile.cl . Acesso em: 20 dez. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.