Fundamentos e Práticas para o Ensino de Ciências – Curso Licenciatura Indígena Guarani - Pedagogia

saberes, sabores e fazeres tradicionais da aldeia dialogando com o Currículo Base do Território Catarinense

Autores

  • Yara Christina Cesário Pereira Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Itajaí/SC

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13013

Palavras-chave:

Fundamentos e Práticas para o Ensino de Ciências. Atividades Curriculares. Práticas interculturais.

Resumo

O objetivo desse ensaio é apresentar experiências didáticas vivenciadas junto ao grupo do 5º período da disciplina de Fundamentos e Práticas para o Ensino de Ciências do Curso de Licenciatura Indígena Guarani — Habilitação Pedagogia – UNIVALI  configurando  a docência a partir da percepção indígena, valorizando os saberes, os sabores e os fazeres tradicionais da aldeia/comunidade e, ao mesmo tempo, vislumbrando possibilidades de dialogar com o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense - CBTC (2019).  Os(as) protagonistas são os(as) 18 acadêmicos(as) que, ao trazerem as vozes das suas aldeias, nos conectam com os princípios essenciais: o respeito ao universo, aos ciclos naturais e a terra onde tudo nasce. A perspectiva intercultural possibilitou enxergar, como interdependentes, a singularidade na diversidade e o seu contrário. Evidenciou, também, a boniteza da multidimensionalidade de culturas e a riqueza da integração de práticas para o ensino de Ciências que podem ser complementares. Enxergar com o olhar de uma cultura, a cultura do outro. Olhar com o olhar que repara, pois reparar é “por em bom estado”. Esse é o exercício que deve ser vivenciado por professores(as) das escolas indígenas e não indígenas.

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Biografia do Autor

Yara Christina Cesário Pereira, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Itajaí/SC

doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Ensino de Biologia e Ciências, Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de ensino, educação ambiental, processo de ensino e de aprendizagem, ciência e contexto social e ensino de biologia e ciências.

Mais informações: Currículo Lattes

Referências

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Pereira, Y. C. C. (2022). Fundamentos e Práticas para o Ensino de Ciências – Curso Licenciatura Indígena Guarani - Pedagogia: saberes, sabores e fazeres tradicionais da aldeia dialogando com o Currículo Base do Território Catarinense. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 220–243. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13013