A Educação Ambiental no currículo escolar:
aplicação de uma Matriz de Indicadores em escolas públicas estaduais localizadas no município de Curitiba-PR
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13368Palavras-chave:
Currículo Escolar, Educação Ambiental, Indicadores, Sustentabilidade SocioambientalResumo
Compreender o processo de inserção da Educação Ambiental no contexto escolar é vital para a construção de sociedades mais sustentáveis. Assim, esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou avaliar como o currículo escolar tem possibilitado o desenvolvimento e a prática da Educação Ambiental nas escolas, aplicando uma Matriz de Indicadores em escolas estaduais de Curitiba-PR. Como resultado, em sua maioria, as instituições declaram abordar a EA em seus currículos, porém, apresentam fragilidades em pontos cruciais, podendo-se citar as dificuldades para envolver as comunidades em ações coletivas e a interdisciplinaridade. Tal avaliação possibilitou examinar a sustentabilidade socioambiental dentro desses ambientes, permitindo identificar suas características para a construção de planos de ação ajustados a realidade e as orientações das políticas públicas do campo da Educação Ambiental.
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