A Educação Ambiental no currículo escolar:

aplicação de uma Matriz de Indicadores em escolas públicas estaduais localizadas no município de Curitiba-PR

Autores

  • Fernanda Nadai Universidade Federal do Paraná
  • Marília Andrade Torales Campos Universidade Federal do Paraná
  • Solange Reiguel Vieira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13368

Palavras-chave:

Currículo Escolar, Educação Ambiental, Indicadores, Sustentabilidade Socioambiental

Resumo

Compreender o processo de inserção da Educação Ambiental no contexto escolar é vital para a construção de sociedades mais sustentáveis. Assim, esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou avaliar como o currículo escolar tem possibilitado o desenvolvimento e a prática da Educação Ambiental nas escolas, aplicando uma Matriz de Indicadores em escolas estaduais de Curitiba-PR. Como resultado, em sua maioria, as instituições declaram abordar a EA em seus currículos, porém, apresentam fragilidades em pontos cruciais, podendo-se citar as dificuldades para envolver as comunidades em ações coletivas e a interdisciplinaridade. Tal avaliação possibilitou examinar a sustentabilidade socioambiental dentro desses ambientes, permitindo identificar suas características para a construção de planos de ação ajustados a realidade e as orientações das políticas públicas do campo da Educação Ambiental. 

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Nadai, F., Andrade Torales Campos, M. ., & Reiguel Vieira, S. (2022). A Educação Ambiental no currículo escolar:: aplicação de uma Matriz de Indicadores em escolas públicas estaduais localizadas no município de Curitiba-PR. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 132–152. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13368