A interdisciplinaridade na prática da Educação Ambiental e no trabalho docente:

um estudo de caso em uma escola pública de Macapá, Amapá, Brasil

Autores

  • Marcus Furtado da Silva Universidade Federal do Amapá
  • Arialdo Martins da Silveira Júnior Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12561

Palavras-chave:

Conservação ambiental, Prática docente, Sensibilização Ambiental

Resumo

Partindo do pressuposto que a educação ambiental é fundamental para uma sensibilização voltada para a relação da sociedade com o meio, o presente trabalho tem como objetivo verificar a aplicabilidade da interdisciplinaridade da educação ambiental com discentes do 6º ano da Escola Estadual Irmã Santina Rioli na cidade de Macapá, Estado do Amapá, bem como a atuação docente nesta perspectiva. Desta forma, o presente trabalho partiu de uma condensada pesquisa com visitações in locu e aplicação de questionários a estudantes (n=73) e professores (n=6). Observamos que a educação ambiental precisa ser pensada e, constantemente, reinventada na escola campo, visando acompanhar, eminentemente, o processo de evolução dos conceitos acerca desta temática. A interdisciplinaridade, ainda, se apresenta de forma incipiente e fragilizada, seja pela falta de incentivo e recursos na escola, bem como pela frágil formação para a prática docente na perspectiva da Educação Ambiental. A Escola Estadual Irmã Santina Rioli enxerga o trabalho interdisciplinar como sendo indispensável; entretanto, não fomenta e potencializa o seu desenvolvimento, o que impossibilita a troca de experiências e a transversalidade do diálogo das questões ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Furtado da Silva, Universidade Federal do Amapá

Bacharel em Ciências Ambientais. Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Universidade Federal do Amapá, Macapá, Amapá, Brasil.

Arialdo Martins da Silveira Júnior, Universidade Federal do Amapá

Licenciado em Ciências Biológicas. Mestrado em Ciências da Saúde. Doutorado em Biodiversidade Tropical. Professor Adjunto do Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Amapá, Macapá, Amapá, Brasil.

Referências

BARBOSA, Luciano Chagas. Políticas públicas de educação ambiental numa sociedade de risco: tendências e desafios no Brasil. In IV Encontro Nacional da ANPPAS, Brasília, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

BRASIL, Congresso Nacional. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília: Ministério da Educação. 1988.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abr. 1999. Disponível em:

BRASIL. Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 Ago. 1981. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm>

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Em direção do mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental. (Conceitos para se fazer educação Ambiental). Brasília: IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, 2006.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

COIMBRA, Audrey de Souza. Interdisciplinaridade e educação ambiental: integrando seus princípios necessários. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 14, p. 115-121, 2005.

FRANCO, André Rocha; MORAIS, Gustavo Amaral Cardoso de; DINIZ NETO, Jorge; LOPES, Juliana Colmenero Carvalho; LEUCAS, Henrique Lages Barsand de; GUADALUPE, Diogo de Castro; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Estudo de percepção ambiental com alunos de escola municipal localizada no entorno do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Revista Ambiente e Educação, v.17, n. 1, 155-175, 2012.

GARRUTTI, Érica Aparecida; SANTOS, Simone Regina dos. A interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação do conhecimento. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 4, n. 2, 2004.

GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, Luiza. Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense. Educar em Revista, n. 66, p. 257-273, 2017.

GONÇALVES, Gisele da Silva; DIAS, Hamilton Cassiano; TERRA, Ricardo Pacheco. A aula-campo como recurso para educação ambiental: uma análise dos ecossistemas costeiros do sul do Espírito Santo ao litoral do município de São Francisco de Itabapoana, RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 4, n. 1, p. 91-112, 2010.

JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, 2003.

JACOBI, Pedro. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. In: CAVALCANTI, Clóvis (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2015.

LEITE, Rosana Franzen. A perspectiva da análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: algumas considerações. Revista Pesquisa Qualitativa. v.5, n.9, p. 539-551, 2017.

MARTINS, José Pedro de Azevedo; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciênc. Educ., v. 24, n. 3, 581-598, 2018.

MEDEIROS, Monalisa Cristina Silva; RIBEIRO, Maria da Conceição Marcolino; FERREIRA, Catyelle Maria de Arruda. Meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas. Âmbito Jurídico, v.14, n. 92, 2012.

MIRANDA, Fátima Helena da Fonseca; MIRANDO, José Arlindo; RAVAGLIA, Rosana. Abordagem Interdisciplinar em Educação Ambiental. Revista Praxis, v. 2, n. 4, 2010.

NALINI, Renato. Justiça: Aliada Eficaz da Natureza. In: TRIGUEIRO, André (coord.) Meio Ambiente no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

OLIVEIRA, André Luis de; OBARA, Ana Tiyomi; RODRIGUES, Maria Aparecida; Educação ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 3, 471-495, 2007.

REIS JÚNIOR, Alfredo Morel. 2003. A formação do professor e a educação ambiental. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 154f.

ROQUETE, Fátima Ferreira; AMORIM, Maria Marta Amâncio; BARBOSA, Simone de Pinho; SOUZA, Danielle Cristina Moreira de; CARVALHO, Daclé Vilma. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: em busca de diálogo entre saberes no campo da saúde coletiva. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro. v. 2, n. 3, 463-474, 2012.

ROSSINI, Cleusa Maria; CENCI, Daniel Rubens. Interdisciplinaridade e Educação Ambiental: um diálogo sustentável. Revista Prática Docente (RPD). v. 5, n. 3, p. 1733-1746, 2020.

SILVA, Luciano Fernandes; CARVALHO, Luiz Marcelo de. A Temática Ambiental e o Ensino de Física na Escola Média: Algumas Possibilidades de Desenvolver o Tema Produção de Energia Elétrica em Larga Escala em uma Situação de Ensino. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 24, n. 6, 342-352, 2002.

SOARES, Márcia Belo; FRENEDOZO, Rita de Cássia. Educação ambiental: concepções e prática de professores da cidade de Santo André (SP). In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009.

SOUZA, Vanessa Marcondes. A educação ambiental na formação acadêmica de professores. Conhecimento & Diversidade. n. 8, p. 104-114, 2012.

TOZINI-REIS, Marília Freitas de Campos; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, Edição Especial n. 3, p. 145-162. 2014.

VIEIRA, Suzane da Rocha. A educação ambiental e o currículo escolar. Revista espaço acadêmico, v. 83, 2008.

ZANNATA, Tiago; ROSA, Magda; SANTOS, Juniara Valeria dos; SALAMONI, Adriana Tourinho. Práticas ambientais em escolas públicas de Frederico Westphalen. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental – REGET. v. 14, n. 14, p. 2817- 2822, 2013.

Downloads

Publicado

2022-04-14

Como Citar

Silva, M. F. da, & Silveira Júnior, A. M. da. (2022). A interdisciplinaridade na prática da Educação Ambiental e no trabalho docente: : um estudo de caso em uma escola pública de Macapá, Amapá, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 178–195. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12561