Aprendizagem inclusiva: mapas táteis como ferramenta de sensibilização sobre a conservação da natureza

Autores

  • Lia Maris Orth Ritter Antiqueira Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. http://orcid.org/0000-0001-8453-0751
  • Leticia Helena Vieira da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Thais Camargo Augusto Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10969

Palavras-chave:

Cartografia tátil, Inclusão, Recursos didáticos.

Resumo

Nesta proposta, foram realizadas aulas com ferramentas didáticas alternativas, com intuito de trabalhar a Educação Ambiental e a conservação dos biomas do Paraná. Para tanto, foi realizada uma parceria com a APADEVI (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual), em Ponta Grossa - PR. As atividades foram realizadas com um mapa tátil representando os principais biomas do Paraná. Para cada bioma foi utilizado material de textura diferenciada, visando facilitar a percepção e a identificação das áreas do mapa através do tato, além de amostras de plantas nativas do Paraná. A análise dos resultados se deu a partir de dois questionários, um anterior e um posterior às atividades desenvolvidas. Pelas respostas foi possível notar a importância do uso do mapa tátil em atividades dinâmicas, sensitivas e inclusivas, proporcionando aprendizagem significativa e aproximando os alunos de conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.

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Biografia do Autor

Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa.

Bióloga, doutora em Ciências - Conservação da Natureza. Pós doutorado em Ciências Florestais. Pós Doutorado em Genética. Docente do Departamento Acadêmico de Ensino da UTFPR Ponta Grossa.

Leticia Helena Vieira da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Thais Camargo Augusto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Graduanda em Ciências Naturais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

Antiqueira, L. M. O. R., Silva, L. H. V. da, & Augusto, T. C. (2020). Aprendizagem inclusiva: mapas táteis como ferramenta de sensibilização sobre a conservação da natureza. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(3), 224–240. https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10969