O cenário da Educação Ambiental no ensino de ciências da natureza a partir da Base Nacional Comum Curricular:

análises críticas e contribuições pedagógicas à luz da Teoria da Complexidade

Autores

  • Fernando Montini Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade - ESCAS
  • Suzana Machado Padua Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade - ESCAS
  • Maria da Graças de Souza IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ
  • Zysman Neiman Universidade Federal de São Paulo, Diadema/SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14163

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Teoria da Complexidade

Resumo

O presente estudo investiga como a versão final da Base Nacional Comum Curricular aborda a Educação Ambiental dentro da área de Ensino de Ciências da Natureza. A metodologia baseou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Complexidade e consistiu em analisar como as habilidades educacionais propostas para os primeiros anos do Ensino Fundamental lidavam com a Educação Ambiental. Os resultados da análise mostram que a versão final da Base Nacional Comum Curricular melhorou em relação às versões preliminares, devido à maior inclusão da Educação Ambiental na área de Ensino de Ciências Naturais. Apesar desses avanços, a versão final ainda negligencia a presença de temas socioambientais contemporâneos e apresenta uma concepção de ensino de ciências não contextualizada e transdisciplinar.

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Biografia do Autor

Fernando Montini, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade - ESCAS

Mestre em Biologia da Conservação, área de concentração: Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade- ESCAS/IPE. Pós-graduado em Ciência de Dados e Big Data Analytics pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo.

Suzana Machado Padua, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade - ESCAS

Mestra em Center for Latin American Studies - Ed. Ambiental - University of Florida, Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, atualmente é presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPE.

Maria da Graças de Souza, IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ

Mestra em Educação Ambiental pela USP de São Carlos e especialização em Biologia da Conservação pela Columbia University (EUA). Coordenadora do programa de Educação Ambiental.

Zysman Neiman, Universidade Federal de São Paulo, Diadema/SP

Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental com pesquisa em Educação Ambiental) (2007), passagem pelo programa de doutorado em Ciência Ambiental (2000-2004), mestre em Psicologia (Psicologia Experimental, com ênfase em Ecologia Comportamental) (1991), Licenciado em Ciências (1986), Licenciado em Biologia (1986), e Bacharel em Ciências Biológicas (1986), todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisador e Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando como vice-coordenador e professor no curso de Bacharelado em Ciências Ambientais. Teve grande atuação como Educador no Ensino de Ciências e Biologia (1985-1996). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lotado no Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), onde coordenou o Laboratório de Ecologia, Percepção e Educação Ambiental - LEPEA. Foi Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - PROSGAM-UFSCar, onde atualmente é docente e pesquisador. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação do CCTS - UFSCar. Exerceu a função de Presidente do Instituto Physis - Cultura & Ambiente, é líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), e é Diretor da Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBEcotur), uma entidade científica. Foi um dos redatores do Tema Transversal "Meio Ambiente", dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental do MEC (1998). É autor de diversos livros na área de Ecologia, Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e é Editor Chefe da Revista Brasileira de Ecoturismo (Qualis B1). Tem experiência na área de Ecologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Unidades de Conservação, Sustentabilidade, Percepção Ambiental, Ética e Meio Ambiente, Terceiro Setor, Ambientalismo, e Ecoturismo.

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Montini, F., Padua, S. M., Souza, M. da G. de, & Neiman, Z. (2022). O cenário da Educação Ambiental no ensino de ciências da natureza a partir da Base Nacional Comum Curricular:: análises críticas e contribuições pedagógicas à luz da Teoria da Complexidade. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 32–57. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14163