O cenário da Educação Ambiental no ensino de ciências da natureza a partir da Base Nacional Comum Curricular:
análises críticas e contribuições pedagógicas à luz da Teoria da Complexidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14163Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Teoria da ComplexidadeResumo
O presente estudo investiga como a versão final da Base Nacional Comum Curricular aborda a Educação Ambiental dentro da área de Ensino de Ciências da Natureza. A metodologia baseou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Complexidade e consistiu em analisar como as habilidades educacionais propostas para os primeiros anos do Ensino Fundamental lidavam com a Educação Ambiental. Os resultados da análise mostram que a versão final da Base Nacional Comum Curricular melhorou em relação às versões preliminares, devido à maior inclusão da Educação Ambiental na área de Ensino de Ciências Naturais. Apesar desses avanços, a versão final ainda negligencia a presença de temas socioambientais contemporâneos e apresenta uma concepção de ensino de ciências não contextualizada e transdisciplinar.
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