El escenario de la Educación Ambiental en la enseñanza de las ciencias naturales desde la nueva Base Común Curricular Nacional: análisis críticos y aportes pedagógicos a la luz de la Teoría de la Complejidad

análises críticas e contribuições pedagógicas à luz da Teoria da Complexidade

Autores/as

  • Fernando Montini Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade - ESCAS
  • Suzana Machado Padua Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade - ESCAS
  • Maria da Graças de Souza IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ
  • Zysman Neiman Universidade Federal de São Paulo, Diadema/SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14163

Palabras clave:

Educación Ambiental, Enseñanza de las Ciencias, Teoría de la Complejidad

Resumen

El presente estudio investiga cómo la versión final de la Base Curricular Común Nacional aborda la Educación Ambiental dentro del área de Enseñanza de las Ciencias Naturales. La metodología se basó en los presupuestos teórico-metodológicos de la Teoría de la Complejidad y consistió en analizar cómo las competencias educativas propuestas para los primeros años de la Enseñanza Fundamental abordaban la Educación Ambiental. Los resultados del análisis muestran que la versión final de la Base Nacional Comum Curricular mejoró en relación a las versiones preliminares, debido a la mayor inclusión de la Educación Ambiental en el área de Enseñanza de las Ciencias Naturales. A pesar de estos avances, la versión final aún descuida la presencia de temas socioambientales contemporáneos y presenta una concepción no contextualizada y transdisciplinaria de la enseñanza de las ciencias.

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Biografía del autor/a

Fernando Montini, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade - ESCAS

Mestre em Biologia da Conservação, área de concentração: Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade- ESCAS/IPE. Pós-graduado em Ciência de Dados e Big Data Analytics pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo.

Suzana Machado Padua, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade - ESCAS

Mestra em Center for Latin American Studies - Ed. Ambiental - University of Florida, Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, atualmente é presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPE.

Maria da Graças de Souza, IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ

Mestra em Educação Ambiental pela USP de São Carlos e especialização em Biologia da Conservação pela Columbia University (EUA). Coordenadora do programa de Educação Ambiental.

Zysman Neiman, Universidade Federal de São Paulo, Diadema/SP

Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental com pesquisa em Educação Ambiental) (2007), passagem pelo programa de doutorado em Ciência Ambiental (2000-2004), mestre em Psicologia (Psicologia Experimental, com ênfase em Ecologia Comportamental) (1991), Licenciado em Ciências (1986), Licenciado em Biologia (1986), e Bacharel em Ciências Biológicas (1986), todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisador e Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando como vice-coordenador e professor no curso de Bacharelado em Ciências Ambientais. Teve grande atuação como Educador no Ensino de Ciências e Biologia (1985-1996). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lotado no Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), onde coordenou o Laboratório de Ecologia, Percepção e Educação Ambiental - LEPEA. Foi Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - PROSGAM-UFSCar, onde atualmente é docente e pesquisador. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação do CCTS - UFSCar. Exerceu a função de Presidente do Instituto Physis - Cultura & Ambiente, é líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), e é Diretor da Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBEcotur), uma entidade científica. Foi um dos redatores do Tema Transversal "Meio Ambiente", dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental do MEC (1998). É autor de diversos livros na área de Ecologia, Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e é Editor Chefe da Revista Brasileira de Ecoturismo (Qualis B1). Tem experiência na área de Ecologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Unidades de Conservação, Sustentabilidade, Percepção Ambiental, Ética e Meio Ambiente, Terceiro Setor, Ambientalismo, e Ecoturismo.

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Publicado

2022-08-15

Cómo citar

Montini, F., Padua, S. M., Souza, M. da G. de, & Neiman, Z. (2022). El escenario de la Educación Ambiental en la enseñanza de las ciencias naturales desde la nueva Base Común Curricular Nacional: análisis críticos y aportes pedagógicos a la luz de la Teoría de la Complejidad: análises críticas e contribuições pedagógicas à luz da Teoria da Complexidade. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 32–57. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14163