v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 2008

Publicado: 2012-09-12

Artigos

  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO: BRINQUEDOTECA VIRTUAL COMO INSTRUMENTO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

    Angela Barros Fonseca Berto, Sandra Lúcia de Souza Pinto Cribb
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3033
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS BASES LEGAIS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.

    Áurea da Silva Garcia, Ilza Alves Pacheco, Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos, Ângela Maria Zanon
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3034
  • ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR COM O USO DE PLANTAS DO CERRADO, PROMOVENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Daniele Lopes Oliveira, Cleonice Rocha
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3035
  • REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO.

    Laura Marina Jaime Ramos, Sandra de Fátima Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3036
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO COSTEIRO

    Liane Maria Azevedo Dornelles
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3065
  • BAÍA DE GUANABARA: A ORIGEM DE UM BELO E CONTURBADO CARTÃO POSTAL DO RIO DE JANEIRO, E UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Liliana Angel Vargas
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3037
  • TRAJETÓRIAS DE EDUCADORES AMBIENTAIS

    Luciana Falcon Cassini, Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3038
  • OS RESÍDUOS SÓLIDOS COMO TEMA GERADOR: DA PEDAGOGIA DOS TRÊS R’S AO RISCO AMBIENTAL

    Rachel Guanabara, Thais Gama, Emílio Maciel Eigenheer
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3039
  • PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: BASES PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    Maria de Fátima Barrozo Costa, Solange Castellano Fernandes Monteiro, Marco Antonio Ferreira Costa
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3040
  • RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A COMUNIDADE DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DA PUC MINAS: UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO SOBRE O DISCURSO TEÓRICO E A PRÁTICA AMBIENTAL NO MUNDO ACADÊMICO

    Geraldo Tadeu Rezende Silveira, Cristiane Galvão Afonso, Lícia Neto Arruda
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3041
  • DIAGNÓSTICO DAS PUBLICAÇÕES NOS ENCONTROS PARANAENSES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EPEAs): PERFIL DOS TRABALHOS E AUTORES

    Daniele Pegorini, Adriana Massaê Kataoka Silva
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3042
  • A ARTE DE CRIAR E EDUCAR COM O LIXO

    Diana Gonçalves Lunardi, Vitor Oliveira Lunardi
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3043
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: O QUE CABE À ESCOLA?

    Vitória Regina Casagrande Viel
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3044
  • NATUREZA SOCIAL E APRECIAÇÃO MUSICAL: CONSIDERAÇÕES

    Thaís Oliveira Nabaes
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3045
  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

    Denise Freitas Torres, Eduardo Silva Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3046
  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE JUNTO A MORADORES DO ENTORNO DA LAGOA ARROIO CORRENTE EM JAGUARUNA, SANTA CATARINA

    Rafael Nunes Braga, Fátima Elizabeti Marcomin
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3047
  • GODDESS OF FERTILITY: UMA ANÁLISE SOBRE O SIGNO FEMININO ORIENTAL E SUA RELAÇÃO COM A ERÓTICA – PERCEPÇÕES ACERCA DO ECOMUNITARISMO

    André Luiz Portanova Laborde, Cíntia Pereira Barenho, Maicon Dourado Bravo
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3071
  • HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

    Lívia Lüdke Lisbôa, José Cláudio Del Pino
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3048
  • REFLETINDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTIUIÇÃO DE UM GRUPO DE MULHERES

    Leonir Claudino Lanznaster
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3049
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO ESTÉTICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ESPAÇO ESCOLAR ATRAVÉS DO PROJETO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL: “A COMPLEXIDADE DO SIMPLES ATO DE JOGAR LIXO NO CHÃO DA ESCOLA”

    Aline Pinto Amorim, Daniele Barros Jardim, Rejane Magano Souza
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3072
  • ESSE AR DEIXOU MINHAS VISTAS CANSADAS, NADA DE MAIS... UM TRINÔMIO IMPERATIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E QUALIDADE DO AR

    Michelle Rodrigues Nóbrega
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3050
  • CURRÍCULO ESCOLAR, PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Rossane Vinhas Bigliardi, Ricardo Gauterio Cruz
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3073
  • ESTUDO DO MEIO: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Samia Nascimento Sulaiman, Virgínia Talaveira Valentini Tristão
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3051
  • ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O MANGUEZAL JUNTO A UMA COMUNIDADE ESTUDANTIL DE OLINDA – PE

    Arthur Vinicius de Oliveira Marrocos de Melo, Cristiane Maria Rocha Farrapeira, Stefane de Lyra Pinto
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3074
  • SENTIDO ESTÉTICO E O TRABALHO CRIATIVO COMO ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PESCADORES ARTESANAIS

    Maria Odete da rosa Pereira, Susana Inês Molon, Carlos Frederico B. Loureiro
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3075
  • REFLEXÕES ACERCA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: SOB O PRISMA DO SERVIÇO SOCIAL

    Luan Gomes dos Santos de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3076
  • LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA ABORDAGEM AMBIENTAL NOS TEXTOS SOBRE VEGETAÇÃO BRASILEIRA

    Romerito Valeriano Silva
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3052
  • OFICINAS DE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, UMA REFLEXÃO POSSÍVEL

    Ederson Pinto Silva, Maria Odete da Rosa Pereira, Ana Paula Grellert, Márcio Marcelo Garcia Morales
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3053
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS

    Aline Gonçalves Pereira, Nelita Gonçalves Faria de Bessa
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3077
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ARTICULAÇÃO NO CONTEXTO DA EA

    Maria Odete da rosa Pereira, Lúcia de Fátima Socoowski de Anello
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3078
  • LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA

    Marcelo Barroso Barreto, Anderson Abbehusen Freire de Carvalho, Surama Beatriz Bandeira Rebouças, Maria Magalhães Aguiar
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3079
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA DE GENIPABU, COMO ANDA?

    Eduardo Silva de Oliveira, Denise de Freitas Torres
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3080
  • ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS

    Janine Silva Demenighi, Leonardo Francisco Stahnke, Theo Vieira Larratéa, Samuel Henrique Noll, Leomar Paese, Paulo Fernando de Almeida Saul
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3054