A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO: BRINQUEDOTECA VIRTUAL COMO INSTRUMENTO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Angela Barros Fonseca Berto Institutos Superiores de Ensino, ISECENSA, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.
  • Sandra Lúcia de Souza Pinto Cribb Centro Universitário Plínio Leite, UNIPLI, Niteroi, Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3033

Palavras-chave:

brinquedoteca virtual, internet, Educação Ambiental.

Resumo

Este estudo versa sobre a importância de se criar espaços alternativos e democráticos para a inclusão da Educação Ambiental na formação dos professores. A questão central é motivar professores para o uso de brinquedos pedagógicos feitos a partir de material reaproveitável e, ao mesmo tempo, introduzi-los nas questões da Educação Ambiental. A pesquisa aprofunda as idéias de Kishimoto (2006) com relação à importância do brincar e de Lévy (2001) quanto ao uso das novas tecnologias, em especial a da internet, como ferramenta de trabalho didático e de formação continuada de professores. A organização metodológica utiliza a pesquisa participante, através da entrevista com grupo focal composto de 11 professores que atuam em Creches e Escolas da rede municipal de ensino de Campos dos Goytacazes. Para organizar os dados e fazer a análise utilizamos o “Discurso do Sujeito Coletivo” (DSC) de Lefèvre (2005). Verificou-se que, embora haja projetos desenvolvidos em Educação Ambiental voltados para a formação de professores, eles ainda não enfocam o reaproveitamento de materiais para a construção de brinquedos nem apresentam uma ferramenta de acesso a estes recursos para os professores. A idéia da construção de uma Brinquedoteca Virtual (“Sucatoteca”) poderá contribuir, não só para suprir a carência de brinquedos nas escolas como também para promover o acesso dos professores a um ambiente interativo voltado para a Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Barros Fonseca Berto, Institutos Superiores de Ensino, ISECENSA, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.

Atualmente é professora - Institutos Superiores de Ensino (ISECENSA) e Orientadora Pedagógica na Educação Municipal de Campos dos Goytacazes/ RJ.

Sandra Lúcia de Souza Pinto Cribb, Centro Universitário Plínio Leite, UNIPLI, Niteroi, Rio de Janeiro.

Doutora em Engenharia de Produção - UFRJ. Professora do Centro Universitário Plínio Leite - Niterói/RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

2012-11-08

Como Citar

Berto, A. B. F., & Cribb, S. L. de S. P. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO: BRINQUEDOTECA VIRTUAL COMO INSTRUMENTO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3033