A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO: BRINQUEDOTECA VIRTUAL COMO INSTRUMENTO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3033Palabras clave:
brinquedoteca virtual, internet, Educação Ambiental.Resumen
Este estudo versa sobre a importância de se criar espaços alternativos e democráticos para a inclusão da Educação Ambiental na formação dos professores. A questão central é motivar professores para o uso de brinquedos pedagógicos feitos a partir de material reaproveitável e, ao mesmo tempo, introduzi-los nas questões da Educação Ambiental. A pesquisa aprofunda as idéias de Kishimoto (2006) com relação à importância do brincar e de Lévy (2001) quanto ao uso das novas tecnologias, em especial a da internet, como ferramenta de trabalho didático e de formação continuada de professores. A organização metodológica utiliza a pesquisa participante, através da entrevista com grupo focal composto de 11 professores que atuam em Creches e Escolas da rede municipal de ensino de Campos dos Goytacazes. Para organizar os dados e fazer a análise utilizamos o “Discurso do Sujeito Coletivo” (DSC) de Lefèvre (2005). Verificou-se que, embora haja projetos desenvolvidos em Educação Ambiental voltados para a formação de professores, eles ainda não enfocam o reaproveitamento de materiais para a construção de brinquedos nem apresentam uma ferramenta de acesso a estes recursos para os professores. A idéia da construção de uma Brinquedoteca Virtual (“Sucatoteca”) poderá contribuir, não só para suprir a carência de brinquedos nas escolas como também para promover o acesso dos professores a um ambiente interativo voltado para a Educação Ambiental.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-08
Cómo citar
Berto, A. B. F., & Cribb, S. L. de S. P. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO: BRINQUEDOTECA VIRTUAL COMO INSTRUMENTO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3033
Número
Sección
Artigos