BAÍA DE GUANABARA: A ORIGEM DE UM BELO E CONTURBADO CARTÃO POSTAL DO RIO DE JANEIRO, E UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Liliana Angel Vargas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3037

Resumo

O modelo de desenvolvimento adotado no Brasil, tem significado a acumulação do capital nas mãos de poucos, e a ampla socialização de seus efeitos deletérios em diversas escalas territoriais: local, regional, nacional. No Rio de Janeiro, um dos exemplos mais significativos é a Baía de Guanabara, ou seio do mar, na língua Tupi, e que hoje representa um dos locais mais degradados da região. Nesse sentido resgatar a importância política, econômica, cultural, simbólica, e sociaoambiantal desta baía é condição sine qua nom, para a sensibilização/conscientização de seus atuais moradores, a partir do estímulo à solidariedade e respeito com este importante marco da vida regional e nacional. Nesse sentido este artigo se propõe relacionar a estruturação política, econômica e social em torno da Baía de Guanabara com seu atual estado de degradação socioambiental. Foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de fontes primárias e secundarias sobre este tema. Observamos que a Baía de Guanabara, apresenta-se como um espelho onde se refletem as emoções, contradições, erros e acertos dentro de um processo de desenvolvimento excludente e desigual. Conclui-se que casos como este, devem ser discutidos à luz da educação ambiental, no intuito de superar os reducionismos tradicionalmente presentes no tratamento da questão ambiental. A Baía de Guanabara precisa de todos nós, para que como os tupis (re) encontremos seu sentido vital para esta e as futuras gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-08

Como Citar

Vargas, L. A. (2012). BAÍA DE GUANABARA: A ORIGEM DE UM BELO E CONTURBADO CARTÃO POSTAL DO RIO DE JANEIRO, E UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3037