EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3077Palavras-chave:
Metodologia, Fundamentos, Indicadores, Educação ambiental crítica.Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa que se destinou a analisar as metodologias de processos de educação ambiental formal e não formal praticadas pelo PEAPA (Programa de Educação Ambiental AHE Peixe Angical) junto às comunidades escolar, reassentada rural e remanescente ao reservatório formado pelo Aproveitamento Hidrelétrico de Peixe Angical, no estado do Tocantins. O objetivo central deste trabalho foi analisar a metodologia utilizada no que se refere às fundamentações do processo de EA e os indicadores que sinalizaram para a concretização de uma EA crítica. Para a realização desta analise, buscou-se apoio nas pesquisas realizadas por Oliveira (2008), Opazzo (2008), Bulhões (2007) e Butzke, Noebauer (2007), Chagas (2007), Dias (2003), Loureiro (2002), Tonzoni-Reis (2003, 2006). Conclui-se que o PEAPA no uso de suas metodologias aplicou fundamentos da EA crítica, sendo isso identificado ao confrontar os métodos, os fundamentos e os indicadores decorrentes da Valorização do Ser, Atualização das Potencialidades, Troca de Experiências e Novas Vias, assim identificando a compatibilização na prática e ressalvando os potenciais da universidade enquanto realização de processos de EA.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-09
Como Citar
Pereira, A. G., & Bessa, N. G. F. de. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3077
Edição
Seção
Artigos