EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS

Autores

  • Aline Gonçalves Pereira Universidade Regional de Gurupi, UnirG. Gurupi, Tocantins.
  • Nelita Gonçalves Faria de Bessa Universidade Regional de Gurupi, UnirG. Gurupi, Tocantins.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3077

Palavras-chave:

Metodologia, Fundamentos, Indicadores, Educação ambiental crítica.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que se destinou a analisar as metodologias de processos de educação ambiental formal e não formal praticadas pelo PEAPA (Programa de Educação Ambiental AHE Peixe Angical) junto às comunidades escolar, reassentada rural e remanescente ao reservatório formado pelo Aproveitamento Hidrelétrico de Peixe Angical, no estado do Tocantins. O objetivo central deste trabalho foi analisar a metodologia utilizada no que se refere às fundamentações do processo de EA e os indicadores que sinalizaram para a concretização de uma EA crítica. Para a realização desta analise, buscou-se apoio nas pesquisas realizadas por Oliveira (2008), Opazzo (2008), Bulhões (2007) e Butzke, Noebauer (2007), Chagas (2007), Dias (2003), Loureiro (2002), Tonzoni-Reis (2003, 2006). Conclui-se que o PEAPA no uso de suas metodologias aplicou fundamentos da EA crítica, sendo isso identificado ao confrontar os métodos, os fundamentos e os indicadores decorrentes da Valorização do Ser, Atualização das Potencialidades, Troca de Experiências e Novas Vias, assim identificando a compatibilização na prática e ressalvando os potenciais da universidade enquanto realização de processos de EA.

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Biografia do Autor

Aline Gonçalves Pereira, Universidade Regional de Gurupi, UnirG. Gurupi, Tocantins.

Possui graduação em Pedagogia pelo Faculdade UnirG. Especialização em andamento em Gestão do Trabalho Pedagógico com foco em Supervisão e Orientação Educacional. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Nelita Gonçalves Faria de Bessa, Universidade Regional de Gurupi, UnirG. Gurupi, Tocantins.

Assessora da DCTI (Diretoria de Ciência Tecnologia e Inovação) – Educadora Ambiental, Engenheira Agrônoma, MSc, professora ligada ao curso de Pedagogia, Fundação Centro Universitário UNIRG.

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Publicado

2012-11-09

Como Citar

Pereira, A. G., & Bessa, N. G. F. de. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL PRATICADA PELO PEAPA: ANÁLISE QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3077