A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: O QUE CABE À ESCOLA?

Vitória Regina Casagrande Viel

Resumo


Frente aos impasses ambientais do mundo de hoje, a humanidade enfrenta um novo desafio, o de construir comunidades sustentáveis. A escola e a sociedade são chamadas para enfrentar os desafios da Educação Ambiental. Este texto visa aprofundar a análise das
políticas nacionais relacionadas à Educação Ambiental a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – no livro Temas Transversais no que se refere a alcançar
tais objetivos. Procura examiná-los em termos das suas matrizes teóricas e a problemática da sua inserção, discutindo questões que deles decorrem. Conclui problematizando a prática da Educação Ambiental no Brasil e a aplicação das normativas nesta área. Também
questiona a escola como principal local de aplicação da temática ambiental.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Parâmetros Curriculares Nacionais; Temas Transversais: Meio Ambiente e Escola.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3044

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