O ensino de História e a educação ambiental:
um estudo a partir de coleção de livros didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12850Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ensino de História, Livro didáticoResumo
O objetivo desta pesquisa consiste em avaliar a implementação das propostas oficiais sobre a educação ambiental nos livros didáticos da componente curricular de História nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, são utilizados os quatro livros da coleção Ápis publicada pela Editora Ática em 2017. A partir do material didático se estabelece as aproximações e distanciamentos das propostas da Base Nacional Comum Curricular, da Lei Nº 9.795/1999 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (2012). O livro didático é compreendido como uma fonte relevante, pois manifesta conhecimentos escolares e as relações entre Estado, escola e universidade. A análise qualitativa focou as funções instrumental e documental dos livros. Conclui-se que os temas contemplam aspectos da legislação e incluem problemáticas relevantes da educação ambiental preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Todavia, em alguns assuntos, especialmente relacionados ao meio ambiente e a diversidade étnico-cultural, o material expressa uma visão estereotipada, também estão ausentes as discussões históricas sobre as mudanças ambientais e distintos contextos.
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