O ensino de História e a educação ambiental:

um estudo a partir de coleção de livros didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Juliana de Mello Moraes Universidade Regional de Blumenau
  • Sarah Apfelgrün Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12850

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de História, Livro didático

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em avaliar a implementação das propostas oficiais sobre a educação ambiental nos livros didáticos da componente curricular de História nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, são utilizados os quatro livros da coleção Ápis publicada pela Editora Ática em 2017. A partir do material didático se estabelece as aproximações e distanciamentos das propostas da Base Nacional Comum Curricular, da Lei Nº 9.795/1999 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (2012). O livro didático é compreendido como uma fonte relevante, pois manifesta conhecimentos escolares e as relações entre Estado, escola e universidade. A análise qualitativa focou as funções instrumental e documental dos livros. Conclui-se que os temas contemplam aspectos da legislação e incluem problemáticas relevantes da educação ambiental preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Todavia, em alguns assuntos, especialmente relacionados ao meio ambiente e a diversidade étnico-cultural, o material expressa uma visão estereotipada, também estão ausentes as discussões históricas sobre as mudanças ambientais e distintos contextos.

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Biografia do Autor

Juliana de Mello Moraes, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação (2000) e mestrado (2003) em História pela Universidade Federal do Paraná e doutorado (2010) em História pela Universidade do Minho, Portugal. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa (2014), com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-Portugal), e na Universidade Federal do Paraná (2020). Atualmente é docente do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Participa do LAEDI - Laboratório de Estudos em Educação, Diferenças e Inclusão. Coordena o Centro de Pesquisa em História da América (CPHA-FURB). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e Portugal (séculos XVII e XVIII), principalmente das instituições e práticas religiosas; Ensino de História e Temas Transversais e História da Educação.

Sarah Apfelgrün , Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, foi bolsista de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, amizade, currículo e prática discursiva.

A pesquisa resultante no artigo foi financiada pelo Governo do Estado de Santa Catarina e Universidade Regional de Blumenau.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

de Mello Moraes, J., & Apfelgrün , S. (2022). O ensino de História e a educação ambiental: : um estudo a partir de coleção de livros didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 244–264. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12850