Inserção da educação ambiental no ensino fundamental em Aracaju – Sergipe

Autores

  • Rose Cleide Santos Universidade Federal de Sergipe http://orcid.org/0000-0003-2858-7395
  • Maria Benedita Lima Pardo Universidade Federal de Sergipe
  • Vera Lúcia Israel Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5051

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escolas, Interdisciplinar

Resumo

Com o objetivo de conhecer a inserção da educação ambiental nas escolas públicas estaduais de ensino fundamental em Aracaju – Sergipe, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal de Sergipe no parecer 646.717, foi desenvolvida pesquisa de natureza exploratória e descritiva com coleta de dados junto a 54 professores de 12 escolas, com aplicação de questionários que, procedida a análise, revelaram que a temática meio ambiente vem sendo incluída de forma transversal, mas com dificuldades para o estabelecimento de um trabalho interdisciplinar contínuo e permanente. Os resultados apontam que 66,6% desconhecem os Parâmetros Curriculares Nacionais e 87% desconhecem as Diretrizes Curriculares para Educação Ambiental. Conclui-se que há necessidade de formação continuada para nivelamento dos conhecimentos.

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Biografia do Autor

Rose Cleide Santos, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe; especialista em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Federal de Alagoas; mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe.

Maria Benedita Lima Pardo, Universidade Federal de Sergipe

Professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe e colaboradora no Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFS. Possui Mestrado em Psicologia Experimental e Doutorado em Ciências (Psicologia Experimental) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realizou o pós-doutorado em Educação Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista ( Unesp- campus de Araraquara).

Vera Lúcia Israel, Universidade Federal do Paraná

Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná no Curso de Graduação em Fisioterapia. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1987), graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Realizou estágio pós doutoral em 2012 até 2013 no Programa de Pós Graduação de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

Santos, R. C., Pardo, M. B. L., & Israel, V. L. (2017). Inserção da educação ambiental no ensino fundamental em Aracaju – Sergipe. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41–65. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5051