v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009

Publicado: 2012-09-12

Artigos

  • O ESTUDO DA NATUREZA DA/NA CIDADE: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3951
    Diego Mendes Cipriano, Carlos Roberto da Silva Machado
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3952
    Cleber Carvalho Santana, Reinaldo Martins Lemos
  • ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE PROBLEMAS AMBIENTAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3953
    Glaciane Neves Gonçalves, Claudia Tatiana Araújo da Cruz-Silva
  • A QUESTÃO AMBIENTAL E A ESCOLHA DE TEMAS EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO SENAC-DF

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3954
    Marilia Teresinha de Sousa Machado
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA SUSTENTABILIDADE DE TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE LODOS DE ESGOTOS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3955
    Monica Maria Pereira da Silva, José Tavares de Sousa, Beatriz Susana Ovruski Ceballos, Valderi Duarte Leite, Wanderson Barbosa da Silva Feitosa, Eliane de Andrade Araújo
  • FAZER ARTÍSTICO NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS I

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3956
    Antônio Fernandes Nascimento Júnior, Daniele Cristina de Souza
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3957
    Clarinês Hames, Marli Dallagnol Frison, Maria Cristina Pansera de Araújo
  • UMA RACIONALIDADE AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3958
    Boaz Antonio de Vasconcelos Lopes
  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3959
    Vanessa Oenning, Irene Carniatto
  • A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3960
    Luciana Barbosa da Silva Vega
  • A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3961
    Marina Battistetti Festozo, Marília Freitas de Campos Tozoni Reis
  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3962
    Emerson Machado de Carvalho, Valcir Souza Rocha, Giani Lopes Bergamo Missirian
  • AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3963
    Rossane Vinhas Bigliardi, Ricardo Gauterio Cruz
  • SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3964
    Vitória Regina Casagrande Viel, Roberto Rafael Dias da Silva
  • A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3965
    Clarissa França Tavares de Souza, Washington Soares Ferreira Júnior, Raíssa Cavalcante Pinto, Adélia Carla Vertano da Silva
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DAS FONTES DO IPIRANGA, SÃO PAULO, BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3966
    Tania Maria Cerati, Aline Queiroz de Souza
  • AS CONCEPÇÕES DE NATUREZA E DE RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA NO PENSAMENTO DE MONTEIRO LOBATO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3967
    Heluane Aparecida Lemos de Souza, Rosa Maria Feiteiro Cavalari
  • UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3968
    Elisabete Priedols, Heloisa Helena Priedols, Marisa Vianna Mesquita
  • O “V de Gowin”: meio útil de organizar a estrutura e desenvolvimento da pesquisa em Educação Ambiental que utiliza a Modelagem Semiquantitativa VISQ-JAVA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4005
    Ronaldo Nunes Orsini, Arion de Castro Kurtz dos Santos
  • CONSTRUINDO ESPERANÇAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS SÓCIOAMBIENTAIS POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NOS TERRITÓRIOS MATO- GROSSENSES

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4006
    Débora Eriléia Pedrotti Mansilla, Michèle Tomoko Sato
  • UM DESPERTAR PARA O SONHAR: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POTENCIALIZADORA DO SONHO, DA ESPERANÇA E DA IMAGINAÇÃO CRIADORA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4007
    Caroline Terra de Oliveira
  • Agir localmente e pensar globalmente: educação ambiental numa comunidade escolar na cidade de Araraquara (SP)

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4564
    Rosa Helena Pinheiro Borghi, Maria Cristina de Senzi Zancul
  • Importância da realização de trilhas participativas para o conhecimento e conservação da diversidade biológica: uma análise da percepção ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4565
    Maria Vitória Élida do Nascimento, Elineí Araújo-de-Almeida
  • A sociopoética como método para pesquisa qualitativa em Educação Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4566
    Maria Cristina Treptow Marques, Alfredo Guillermo Martin Gentini
  • Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4567
    Cauê Lima Canabarro, Caroline Terra de Oliveira, Maria de Fátima Santos da Silva
  • A educação ambiental como ferramente contra os maus-tratos e o tráfico de animais silvestres

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4568
    Lorena Ribeiro de Almeida Carneiro, Jair Moraes Tostes, Ana Raquel Gomes Faria
  • Um programa de educação ambiental como ferramenta para enfrentar o tráfico de animais no Rio Grande do Sul/RS através de um programa de gestão ambiental da fauna silvestre

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4569
    Emerson Strack Skrabe, Naná Minini Medina
  • Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4570
    Marli Dallagnol Frison, José Cláudio Del Pino, Jaqueline Paim Ceretta
  • O relevo das áreas costeiras: subsídios para o ensino da geografia com a inserção da temática ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4571
    Natália Micheli Tavares do Nascimento Silva
  • Análise situacional da percepção de meio ambiente por alunos da rede municipal de ensino da cidade de Manaus, Amazonas

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4572
    Marcio Quara de Carvalho Santos, Roseane de Paula Gomes Moraes
  • Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4573
    Cristina Nogueira Vianna Rezende, Sandra Lúcia da Cunha e Silva, Thiara Cardoso Silveira
  • Saberes dos visitantes do zoológico de Salvador-BA sobre a fauna nativa e sua conservação

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4574
    Cíntia Brito de Souza Galheigo, Gilberto Marcos de Mendonça Santos
  • O encantamento da sociopoética na ecologia do cuidar

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4575
    Lúcia Treptow Marques, Luciana Roso de Arrial, Mara Agripina Pereira Ferreira
  • O naturismo tal como ele é praticado na colina do sol – Taquara/RS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4576
    Luciana R. Arrial