v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009

Publicado: 2012-09-12

Artigos

  • O ESTUDO DA NATUREZA DA/NA CIDADE: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA AMBIENTAL

    Diego Mendes Cipriano, Carlos Roberto da Silva Machado
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3951
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS

    Cleber Carvalho Santana, Reinaldo Martins Lemos
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3952
  • ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE PROBLEMAS AMBIENTAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA

    Glaciane Neves Gonçalves, Claudia Tatiana Araújo da Cruz-Silva
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3953
  • A QUESTÃO AMBIENTAL E A ESCOLHA DE TEMAS EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO SENAC-DF

    Marilia Teresinha de Sousa Machado
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3954
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA SUSTENTABILIDADE DE TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE LODOS DE ESGOTOS

    Monica Maria Pereira da Silva, José Tavares de Sousa, Beatriz Susana Ovruski Ceballos, Valderi Duarte Leite, Wanderson Barbosa da Silva Feitosa, Eliane de Andrade Araújo
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3955
  • FAZER ARTÍSTICO NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS I

    Antônio Fernandes Nascimento Júnior, Daniele Cristina de Souza
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3956
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

    Clarinês Hames, Marli Dallagnol Frison, Maria Cristina Pansera de Araújo
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3957
  • UMA RACIONALIDADE AMBIENTAL

    Boaz Antonio de Vasconcelos Lopes
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3958
  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS

    Vanessa Oenning, Irene Carniatto
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3959
  • A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO

    Luciana Barbosa da Silva Vega
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3960
  • A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES

    Marina Battistetti Festozo, Marília Freitas de Campos Tozoni Reis
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3961
  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR

    Emerson Machado de Carvalho, Valcir Souza Rocha, Giani Lopes Bergamo Missirian
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3962
  • AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS

    Rossane Vinhas Bigliardi, Ricardo Gauterio Cruz
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3963
  • SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMO

    Vitória Regina Casagrande Viel, Roberto Rafael Dias da Silva
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3964
  • A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato

    Clarissa França Tavares de Souza, Washington Soares Ferreira Júnior, Raíssa Cavalcante Pinto, Adélia Carla Vertano da Silva
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3965
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DAS FONTES DO IPIRANGA, SÃO PAULO, BRASIL

    Tania Maria Cerati, Aline Queiroz de Souza
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3966
  • AS CONCEPÇÕES DE NATUREZA E DE RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA NO PENSAMENTO DE MONTEIRO LOBATO

    Heluane Aparecida Lemos de Souza, Rosa Maria Feiteiro Cavalari
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3967
  • UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Elisabete Priedols, Heloisa Helena Priedols, Marisa Vianna Mesquita
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3968
  • O “V de Gowin”: meio útil de organizar a estrutura e desenvolvimento da pesquisa em Educação Ambiental que utiliza a Modelagem Semiquantitativa VISQ-JAVA

    Ronaldo Nunes Orsini, Arion de Castro Kurtz dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4005
  • CONSTRUINDO ESPERANÇAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS SÓCIOAMBIENTAIS POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NOS TERRITÓRIOS MATO- GROSSENSES

    Débora Eriléia Pedrotti Mansilla, Michèle Tomoko Sato
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4006
  • UM DESPERTAR PARA O SONHAR: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POTENCIALIZADORA DO SONHO, DA ESPERANÇA E DA IMAGINAÇÃO CRIADORA

    Caroline Terra de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4007
  • Agir localmente e pensar globalmente: educação ambiental numa comunidade escolar na cidade de Araraquara (SP)

    Rosa Helena Pinheiro Borghi, Maria Cristina de Senzi Zancul
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4564
  • Importância da realização de trilhas participativas para o conhecimento e conservação da diversidade biológica: uma análise da percepção ambiental

    Maria Vitória Élida do Nascimento, Elineí Araújo-de-Almeida
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4565
  • A sociopoética como método para pesquisa qualitativa em Educação Ambiental

    Maria Cristina Treptow Marques, Alfredo Guillermo Martin Gentini
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4566
  • Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia

    Cauê Lima Canabarro, Caroline Terra de Oliveira, Maria de Fátima Santos da Silva
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4567
  • A educação ambiental como ferramente contra os maus-tratos e o tráfico de animais silvestres

    Lorena Ribeiro de Almeida Carneiro, Jair Moraes Tostes, Ana Raquel Gomes Faria
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4568
  • Um programa de educação ambiental como ferramenta para enfrentar o tráfico de animais no Rio Grande do Sul/RS através de um programa de gestão ambiental da fauna silvestre

    Emerson Strack Skrabe, Naná Minini Medina
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4569
  • Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química

    Marli Dallagnol Frison, José Cláudio Del Pino, Jaqueline Paim Ceretta
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4570
  • O relevo das áreas costeiras: subsídios para o ensino da geografia com a inserção da temática ambiental

    Natália Micheli Tavares do Nascimento Silva
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4571
  • Análise situacional da percepção de meio ambiente por alunos da rede municipal de ensino da cidade de Manaus, Amazonas

    Marcio Quara de Carvalho Santos, Roseane de Paula Gomes Moraes
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4572
  • Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA

    Cristina Nogueira Vianna Rezende, Sandra Lúcia da Cunha e Silva, Thiara Cardoso Silveira
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4573
  • Saberes dos visitantes do zoológico de Salvador-BA sobre a fauna nativa e sua conservação

    Cíntia Brito de Souza Galheigo, Gilberto Marcos de Mendonça Santos
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4574
  • O encantamento da sociopoética na ecologia do cuidar

    Lúcia Treptow Marques, Luciana Roso de Arrial, Mara Agripina Pereira Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4575
  • O naturismo tal como ele é praticado na colina do sol – Taquara/RS

    Luciana R. Arrial
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4576