Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Avaliadores
Declaração de Privacidade
Atual
Edições anteriores
Submissões
Notícias
PPGEA
CAPES
FURG
Sobre a FURG
PROPESP
CGTI
Biblioteca FURG
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009
v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009
Publicado:
2012-09-12
Artigos
O ESTUDO DA NATUREZA DA/NA CIDADE: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA AMBIENTAL
Diego Mendes Cipriano, Carlos Roberto da Silva Machado
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3951
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS: DIFICULDADES E DESAFIOS
Cleber Carvalho Santana, Reinaldo Martins Lemos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3952
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE PROBLEMAS AMBIENTAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA
Glaciane Neves Gonçalves, Claudia Tatiana Araújo da Cruz-Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3953
A QUESTÃO AMBIENTAL E A ESCOLHA DE TEMAS EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO SENAC-DF
Marilia Teresinha de Sousa Machado
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3954
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA SUSTENTABILIDADE DE TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE LODOS DE ESGOTOS
Monica Maria Pereira da Silva, José Tavares de Sousa, Beatriz Susana Ovruski Ceballos, Valderi Duarte Leite, Wanderson Barbosa da Silva Feitosa, Eliane de Andrade Araújo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3955
FAZER ARTÍSTICO NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS I
Antônio Fernandes Nascimento Júnior, Daniele Cristina de Souza
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3956
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Clarinês Hames, Marli Dallagnol Frison, Maria Cristina Pansera de Araújo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3957
UMA RACIONALIDADE AMBIENTAL
Boaz Antonio de Vasconcelos Lopes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3958
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS
Vanessa Oenning, Irene Carniatto
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3959
A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
Luciana Barbosa da Silva Vega
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3960
A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES
Marina Battistetti Festozo, Marília Freitas de Campos Tozoni Reis
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3961
PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR
Emerson Machado de Carvalho, Valcir Souza Rocha, Giani Lopes Bergamo Missirian
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3962
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E O INESTRICÁVEL EMBRICAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS
Rossane Vinhas Bigliardi, Ricardo Gauterio Cruz
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3963
SUSTENTABILIDADE E GOVERNAMENTALIDADE: MARKETING AMBIENTAL NA CULTURA DO NOVO CAPITALISMO
Vitória Regina Casagrande Viel, Roberto Rafael Dias da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3964
A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato
Clarissa França Tavares de Souza, Washington Soares Ferreira Júnior, Raíssa Cavalcante Pinto, Adélia Carla Vertano da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3965
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DAS FONTES DO IPIRANGA, SÃO PAULO, BRASIL
Tania Maria Cerati, Aline Queiroz de Souza
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3966
AS CONCEPÇÕES DE NATUREZA E DE RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA NO PENSAMENTO DE MONTEIRO LOBATO
Heluane Aparecida Lemos de Souza, Rosa Maria Feiteiro Cavalari
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3967
UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Elisabete Priedols, Heloisa Helena Priedols, Marisa Vianna Mesquita
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3968
O “V de Gowin”: meio útil de organizar a estrutura e desenvolvimento da pesquisa em Educação Ambiental que utiliza a Modelagem Semiquantitativa VISQ-JAVA
Ronaldo Nunes Orsini, Arion de Castro Kurtz dos Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4005
CONSTRUINDO ESPERANÇAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS SÓCIOAMBIENTAIS POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NOS TERRITÓRIOS MATO- GROSSENSES
Débora Eriléia Pedrotti Mansilla, Michèle Tomoko Sato
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4006
UM DESPERTAR PARA O SONHAR: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POTENCIALIZADORA DO SONHO, DA ESPERANÇA E DA IMAGINAÇÃO CRIADORA
Caroline Terra de Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4007
Agir localmente e pensar globalmente: educação ambiental numa comunidade escolar na cidade de Araraquara (SP)
Rosa Helena Pinheiro Borghi, Maria Cristina de Senzi Zancul
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4564
Importância da realização de trilhas participativas para o conhecimento e conservação da diversidade biológica: uma análise da percepção ambiental
Maria Vitória Élida do Nascimento, Elineí Araújo-de-Almeida
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4565
A sociopoética como método para pesquisa qualitativa em Educação Ambiental
Maria Cristina Treptow Marques, Alfredo Guillermo Martin Gentini
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4566
Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia
Cauê Lima Canabarro, Caroline Terra de Oliveira, Maria de Fátima Santos da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4567
A educação ambiental como ferramente contra os maus-tratos e o tráfico de animais silvestres
Lorena Ribeiro de Almeida Carneiro, Jair Moraes Tostes, Ana Raquel Gomes Faria
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4568
Um programa de educação ambiental como ferramenta para enfrentar o tráfico de animais no Rio Grande do Sul/RS através de um programa de gestão ambiental da fauna silvestre
Emerson Strack Skrabe, Naná Minini Medina
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4569
Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química
Marli Dallagnol Frison, José Cláudio Del Pino, Jaqueline Paim Ceretta
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4570
O relevo das áreas costeiras: subsídios para o ensino da geografia com a inserção da temática ambiental
Natália Micheli Tavares do Nascimento Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4571
Análise situacional da percepção de meio ambiente por alunos da rede municipal de ensino da cidade de Manaus, Amazonas
Marcio Quara de Carvalho Santos, Roseane de Paula Gomes Moraes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4572
Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA
Cristina Nogueira Vianna Rezende, Sandra Lúcia da Cunha e Silva, Thiara Cardoso Silveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4573
Saberes dos visitantes do zoológico de Salvador-BA sobre a fauna nativa e sua conservação
Cíntia Brito de Souza Galheigo, Gilberto Marcos de Mendonça Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4574
O encantamento da sociopoética na ecologia do cuidar
Lúcia Treptow Marques, Luciana Roso de Arrial, Mara Agripina Pereira Ferreira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4575
O naturismo tal como ele é praticado na colina do sol – Taquara/RS
Luciana R. Arrial
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4576
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
facebook
Palavras-chave
Informações
Para Autores