A sociopoética como método para pesquisa qualitativa em Educação Ambiental

Autores

  • Maria Cristina Treptow Marques Instituto Federal Sul-Riograndense - IFSUL
  • Alfredo Guillermo Martin Gentini Universidade Federal do Rio Grande- FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4566

Palavras-chave:

Sociopoética. Pesquisa qualitativa. Educação Ambiental

Resumo

Este artigo, através de uma revisão bibliográfica, busca o conhecimento e a compreensão de algumas características essenciais do método sociopoético em pesquisas qualitativas, o que consiste em um excelente dispositivo para ser utilizado em Educação Ambiental. Como um campo epistemológico e político em construção, a Educação Ambiental na contemporaneidade dialoga com diversos sentidos e significados, configurando um espaço para outros métodos científicos. A sociopoética possui um devir revolucionário, pois traz uma outra linguagem na multiplicidade de metodologias de pesquisa. Provoca reflexões sobre o papel do pesquisador e a relação com os sujeitos envolvidos, além de re-pensar a busca de ferramentas que expressem outras maneiras de comunicação e produção de dados. Intenta traçar uma linha de fuga por seu caráter ousado e inseguro, em que o pesquisador foge de seu ímpeto enquanto “proprietário” dos discursos, das análises e da divulgação para formar uma pesquisa com o coletivo, o que resulta na elaboração de confetos – conceito e afeto - emergidos e criados pelo grupo-pesquisador.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Treptow Marques, Instituto Federal Sul-Riograndense - IFSUL

Bióloga, Mestre em Educação Ambiental e Técnica em Assuntos Educacionais do IFSul

Alfredo Guillermo Martin Gentini, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Psicólogo, Pós Doutor em Ciências da educação e Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da FURG

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Publicado

2014-08-12

Como Citar

Treptow Marques, M. C., & Martin Gentini, A. G. (2014). A sociopoética como método para pesquisa qualitativa em Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4566