PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS

Autores

  • Vanessa Oenning Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Cascavel – Paraná.
  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Cascavel – Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3959

Palavras-chave:

Percepção ambiental, impactos ambientais, realidade local, barragens.

Resumo

O setor de produção hidrelétrica envolve processos que produzem uma variedade de impactos ambientais, a maioria desconhecidos por grande parte da população. Essa pesquisa foi feita com alunos de uma comunidade atingida por barragem e teve por objetivo avaliar a percepção dos mesmos em relação aos impactos ambientais locais. As metodologias utilizadas envolveram diferentes atividades, tais como o uso de questionários, a confecção de biomapas e saída de campo. Os resultados revelaram que os alunos desconheciam as implicações da barragem, sendo que sua percepção de impactos ambientais era limitada a problemas mais comuns, como o desmatamento e o lixo. Sendo a geração de energia elétrica um setor que vem crescendo rapidamente, torna-se necessário esclarecer a população sobre os graves riscos ambientais associados à mesma, a fim de promover mudanças de atitudes em relação ao consumo de energia e outros hábitos.

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Biografia do Autor

Vanessa Oenning, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Cascavel – Paraná.

Licenciada em Ciências Biológicas, especializanda em Biodiversidade, Conservação e Manejo de Recursos Naturais, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - 85819-380 – Cascavel – Paraná.

Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Cascavel – Paraná.

Doutora em Ciências Florestais, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE – Ciências Biológicas - 85.810-113 – Cascavel – Paraná

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

Oenning, V., & Carniatto, I. (2013). PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS ATINGIDOS POR BARRAGEM EM RELAÇÃO A PROBLEMAS LOCAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3959