Análise das políticas públicas orientadoras da Educação Ambiental para o ensino médio estadual de Rondônia

Autores

  • Cleonice Ferreira de Souza Universidade Federal de Rondônia - Unir
  • Clarides Henrich de Barba Universidade Federal de Rondônia - Unir
  • Zysman Neiman Universidade Federal de São Paulo, Diadema/SP

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17591

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Educação Ambiental, Diretrizes, Ensino Médio

Resumo

O artigo em questão busca sistematizar as políticas públicas de Educação Ambiental no Brasil, com foco especial na análise de documentos regulamentadores tanto em nível nacional (Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA, e seu Decreto regulamentador - nº 4.281, de 25/06/2002) quanto no estado de Rondônia. cuja implementação de política de Educação Ambiental para o Ensino Médio pode ser observada através da legislação regida pela Política Estadual de Educação Ambiental – PEEA-RO, (Lei 4.611/2019) que procura adaptar as diretrizes nacionais ao contexto local, levando em consideração a biodiversidade única da região e as especificidades sociais e econômicas. Esta abordagem é fundamental para entender como as diretrizes de Educação Ambiental orientam as ações nos espaços formais e não formais do estado de Rondônia.

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Biografia do Autor

Cleonice Ferreira de Souza, Universidade Federal de Rondônia - Unir

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), pesquisadora e participante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Ambiental no contexto Amazônico, Assessora Jurídica da Corregedoria Geral do Governo de Rondônia.

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia - Unir

Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental no contexto amazônico.

Zysman Neiman, Universidade Federal de São Paulo, Diadema/SP

Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental com pesquisa em Educação Ambiental) (2007), passagem pelo programa de doutorado em Ciência Ambiental (2000-2004), mestre em Psicologia (Psicologia Experimental, com ênfase em Ecologia Comportamental) (1991), Licenciado em Ciências (1986), Licenciado em Biologia (1986), e Bacharel em Ciências Biológicas (1986), todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisador e Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando como vice-coordenador e professor no curso de Bacharelado em Ciências Ambientais. Teve grande atuação como Educador no Ensino de Ciências e Biologia (1985-1996). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lotado no Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), onde coordenou o Laboratório de Ecologia, Percepção e Educação Ambiental - LEPEA. Foi Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - PROSGAM-UFSCar, onde atualmente é docente e pesquisador. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação do CCTS - UFSCar. Exerceu a função de Presidente do Instituto Physis - Cultura & Ambiente, é líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), e é Diretor da Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBEcotur), uma entidade científica. Foi um dos redatores do Tema Transversal "Meio Ambiente", dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental do MEC (1998). É autor de diversos livros na área de Ecologia, Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e é Editor Chefe da Revista Brasileira de Ecoturismo (Qualis B1). Tem experiência na área de Ecologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Unidades de Conservação, Sustentabilidade, Percepção Ambiental, Ética e Meio Ambiente, Terceiro Setor, Ambientalismo, e Ecoturismo.

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

Ferreira de Souza, C., Henrich de Barba, C., & Neiman, Z. (2025). Análise das políticas públicas orientadoras da Educação Ambiental para o ensino médio estadual de Rondônia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 123–144. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17591