Analysis of public policies guiding environmental education for state secondary education in Rondônia (Brazil)

Authors

  • Cleonice Ferreira de Souza Universidade Federal de Rondônia - Unir
  • Clarides Henrich de Barba Universidade Federal de Rondônia - Unir
  • Zysman Neiman Universidade Federal de São Paulo, Diadema/SP

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17591

Keywords:

Public Policies on Environmental Education, Guidelines, High School

Abstract

This article seeks to systematize public policies for Environmental Education in Brazil, with a special focus on the analysis of regulatory documents both at the national level (National Policy for Environmental Education - PNEA, and its regulatory Decree - No. 4281, of 25/06/2002) and in the state of Rondônia. The implementation of Environmental Education policy for High School can be observed through the legislation governed by the State Policy for Environmental Education - PEEA-RO, (Law 4611/2019) which seeks to adapt national guidelines to the local context, considering the region's unique biodiversity and social and economic specificities. This approach is essential to understand how Environmental Education guidelines guide actions in formal and non-formal spaces in the state of Rondônia.

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Author Biographies

Cleonice Ferreira de Souza, Universidade Federal de Rondônia - Unir

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), pesquisadora e participante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Ambiental no contexto Amazônico, Assessora Jurídica da Corregedoria Geral do Governo de Rondônia.

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia - Unir

Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental no contexto amazônico.

Zysman Neiman, Universidade Federal de São Paulo, Diadema/SP

Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental com pesquisa em Educação Ambiental) (2007), passagem pelo programa de doutorado em Ciência Ambiental (2000-2004), mestre em Psicologia (Psicologia Experimental, com ênfase em Ecologia Comportamental) (1991), Licenciado em Ciências (1986), Licenciado em Biologia (1986), e Bacharel em Ciências Biológicas (1986), todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisador e Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando como vice-coordenador e professor no curso de Bacharelado em Ciências Ambientais. Teve grande atuação como Educador no Ensino de Ciências e Biologia (1985-1996). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lotado no Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), onde coordenou o Laboratório de Ecologia, Percepção e Educação Ambiental - LEPEA. Foi Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - PROSGAM-UFSCar, onde atualmente é docente e pesquisador. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação do CCTS - UFSCar. Exerceu a função de Presidente do Instituto Physis - Cultura & Ambiente, é líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), e é Diretor da Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBEcotur), uma entidade científica. Foi um dos redatores do Tema Transversal "Meio Ambiente", dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental do MEC (1998). É autor de diversos livros na área de Ecologia, Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e é Editor Chefe da Revista Brasileira de Ecoturismo (Qualis B1). Tem experiência na área de Ecologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Unidades de Conservação, Sustentabilidade, Percepção Ambiental, Ética e Meio Ambiente, Terceiro Setor, Ambientalismo, e Ecoturismo.

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Published

2025-04-17

How to Cite

Ferreira de Souza, C., Henrich de Barba, C., & Neiman, Z. (2025). Analysis of public policies guiding environmental education for state secondary education in Rondônia (Brazil). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 123–144. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17591