Politica de educação ambiental do Paraná e seus desafios

Maria Arlete Rosa, Irene Carniatto

Resumo


Este artigo trata da educação ambiental no contexto das políticas públicas. Quais os desafios colocados para a implantação da política de educação ambiental no sistema estadual de ensino, educação básica e superior do Paraná, é a questão colocada para esta reflexão. Busca-se analisar aspectos que constituem estes desafios para efetivar a Deliberação Estadual de Educação Ambiental para o Sistema de Ensino do Paraná, como instrumento desta política pública. Indicam-se elementos do atual debate teórico no campo da educação ambiental, tendo como referências autores como Lima (2002), Loureiro (2006) e Layrargues (2012), entre outros. Trata-se do processo de construção da Política Estadual de Educação Ambiental do Paraná, tendo como eixo estruturante a bacia hidrográfica como espaço geográfico de articulação da educação ambiental formal e não formal. Sistematizam-se informações sobre a elaboração desta Deliberação e encaminhamentos para sua implantação, como política de educação ambiental no âmbito das instituições de ensino, escolas e universidades, considerando-se as dimensões do espaço físico, da gestão institucional e da organização curricular. Considera-se que os desafios nesta implantação estão relacionados à necessidade quanto à decisão política dos gestores públicos, a formação e ao controle social, para que esta política educacional tenha efetividade e êxito na sua gestão.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Instituições de Ensino; Política Pública.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5547

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