Politica de educação ambiental do Paraná e seus desafios

Autores

  • Maria Arlete Rosa Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Paraná.
  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5547

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Instituições de Ensino, Política Pública.

Resumo

Este artigo trata da educação ambiental no contexto das políticas públicas. Quais os desafios colocados para a implantação da política de educação ambiental no sistema estadual de ensino, educação básica e superior do Paraná, é a questão colocada para esta reflexão. Busca-se analisar aspectos que constituem estes desafios para efetivar a Deliberação Estadual de Educação Ambiental para o Sistema de Ensino do Paraná, como instrumento desta política pública. Indicam-se elementos do atual debate teórico no campo da educação ambiental, tendo como referências autores como Lima (2002), Loureiro (2006) e Layrargues (2012), entre outros. Trata-se do processo de construção da Política Estadual de Educação Ambiental do Paraná, tendo como eixo estruturante a bacia hidrográfica como espaço geográfico de articulação da educação ambiental formal e não formal. Sistematizam-se informações sobre a elaboração desta Deliberação e encaminhamentos para sua implantação, como política de educação ambiental no âmbito das instituições de ensino, escolas e universidades, considerando-se as dimensões do espaço físico, da gestão institucional e da organização curricular. Considera-se que os desafios nesta implantação estão relacionados à necessidade quanto à decisão política dos gestores públicos, a formação e ao controle social, para que esta política educacional tenha efetividade e êxito na sua gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Arlete Rosa, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Paraná.

Doutora, Pesquisadora e Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Conselheira do Conselho Estadual do Paraná, Brasil.

Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Doutora, Pesquisadora e Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel, Paraná, Brasil. Participante do Coletivo das Redes Brasileira, Sul-brasileira e Paranaense de Educação Ambiental - REBEA – REASul - REA-PR.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Rosa, M. A., & Carniatto, I. (2015). Politica de educação ambiental do Paraná e seus desafios. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 339–360. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5547

Edição

Seção

Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)