PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3962Palavras-chave:
Biodiversidade, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Recursos Naturais.Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar como os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual (Caarapó, MS) percebem o riacho e os problemas ambientais. Para isso um questionário individual foi aplicado, antes e depois de uma atividade de Educação Ambiental. Na identificação dos conhecimentos prévios verificou-se que a percepção dos alunos para o riacho se restringe à falta de informações ecológicas que apontem a importante função deste ecossistema para manter a integridade ambiental. Além disso, as representações do riacho se divergiram em idéias antropocêntricas e ecológicas, com tendências para respostas pró-ecológicas quando estas estavam mais explícitas na questão. Na visita técnica ao riacho e na atividade em sala de aula foi possível estabelecer com os alunos uma relação entre o conhecimento já existente e as novas informações apresentadas. Após estas atividades, foi possível observar que os alunos foram capazes de assimilar novos conhecimentos sobre o funcionamento do riacho como um elemento fundamental para a manutenção da vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-09-30
Como Citar
Carvalho, E. M. de, Rocha, V. S., & Missirian, G. L. B. (2013). PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3962
Edição
Seção
Artigos