La educación ambiental como una herramienta para crear conciencia y construir conocimiento sobre las serpientes: un estudio en el sur de Bahía, Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11354

Palabras clave:

Ofidiofauna, Educación Ambiental, Biodiversidad

Resumen

Los mitos que involucran a las serpientes, cuando se asocian con la falta de conocimiento sobre la importancia ecológica y socioeconómica de este grupo, pueden potenciar la biofobia, causando el exterminio de las ofidiofauna, lo que afecta la biodiversidad. En este contexto, la Educación Ambiental se destaca como una herramienta para construir conocimiento y crear conciencia sobre la forma en que las personas se relacionan con la fauna. Fue investigado, mediante cuestionarios semiestructurados antes y después de la intervención de educación ambiental, aspectos del conocimiento sobre las serpientes de adolescentes de instituciones entre Itabuna e Ilhéus. Después de analizar los primeros cuestionarios, se desarrolló y aplicó un proyecto de educación ambiental con el objetivo de informar los errores en las respuestas y promover la conciencia de los sujetos de investigación sobre estos reptiles. El cuestionario se redistribuyó después del proyecto y los resultados se compararon en un análisis cualitativo y cuantitativo, mostrando avances positivos.

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Biografía del autor/a

Lorena Nascimento Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2017), mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - PRODEMA (2020) e doutoranda no mesmo programa, também pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de microbiologia e herpetologia pelas iniciações científicas realizadas nessas áreas de concentração. Realiza com frequência palestras de Educação Ambiental e atualmente desenvolve pesquisas na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental para conservação da fauna.

Christiana Cabicieri Profice, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1993), mestrado em Psicologia Clínica e Patológica - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1997) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente/PRODEMA pela Uesc (2006). Concluiu doutorado em Psicologia Social na UFRN (2010) e desde 1999 é professora da Universidade Estadual de Santa Cruz atualmente na condição de titular em regime de dedicação exclusiva. Atua como professora de Educação Ambiental no PRODEMA, orientando investigações em nível de mestrado e doutorado. É líder do grupo de pesquisa em interações socioambientais. Tem experiência na área de Psicologia, tanto na clínica como na pesquisa, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do desenvolvimento, ecologia humana e educação.

Alexandre Schiavetti, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2002), pós-doutorado no Centro Nacional Patagônico (CENPAT - Puerto Madryn, 2013). Pós-doutorado Facultad de Ciências, Universidade de La Republica, Montevideo (UY, 2018). Professor Visitante CAPES no Centro para el Estudio de Sistemas Marinos (CESIMAR, CENPAT), Puerto Madryn, ARG (2018). Prof. Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz, Pesquisador Associado aos Projetos Coral Vivo e Golfinho Rotador e Investigador Asociado ao CESIMAR (CENPAT, Puerto Madryn, Arg). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Áreas Protegidas, atuando principalmente nos seguintes temas: uso e conservação da fauna e de ecossistemas, efetividade de gestão de áreas protegidas e análise de estratégias de conservação. Coordenador do PPG em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Mestrado) e coordenador local do Doutorado em Rede (UFPI - UFC - UFRN - UFPB - UFPE - UFS - UESC) - Área Ciências Ambientais (biênio 2014 - 2016). Atual Vice-coordenador do PPG Zoologia da UESC (biênio 2018-2020). Membro da rede BrasPor para estudos de sistemas costeiros Brasil - Portugal e do INCT EECBio.

Citas

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Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Santos, L. N., Profice, C. C., & Schiavetti, A. (2020). La educación ambiental como una herramienta para crear conciencia y construir conocimiento sobre las serpientes: un estudio en el sur de Bahía, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(4), 339–359. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11354