A Educação Ambiental como ferramenta de sensibilização e construção do conhecimento sobre serpentes: um estudo no sul da Bahia, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11354

Palavras-chave:

ofidiofauna, questionários, biodiversidade

Resumo

Os mitos envolvendo as serpentes, quando associados à falta de conhecimento sobre a importância ecológica e socioeconômica desse grupo, pode potencializar a biofobia, causando o extermínio da ofidiofauna, afetando assim a biodiversidade. Nesse contexto, a Educação Ambiental se destaca como ferramenta de construção do conhecimento e sensibilização na forma como as pessoas se relacionam com a fauna. A pesquisa investigou, por meio de questionários semiestruturados pré e pós intervenção de EA, aspectos no conhecimento sobre serpentes de adolescentes de instituições entre Itabuna e Ilhéus. Após análise dos primeiros questionários, um projeto de EA foi elaborado e aplicado objetivando informar sobre os equívocos nas respostas e promover a sensibilização dos sujeitos da pesquisa acerca desses répteis. O questionário foi redistribuído após o projeto e os resultados foram comparados em uma análise quali-quantitativa, demonstrando avanços positivos.

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Biografia do Autor

Lorena Nascimento Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2017), mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - PRODEMA (2020) e doutoranda no mesmo programa, também pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de microbiologia e herpetologia pelas iniciações científicas realizadas nessas áreas de concentração. Realiza com frequência palestras de Educação Ambiental e atualmente desenvolve pesquisas na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental para conservação da fauna.

Christiana Cabicieri Profice, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1993), mestrado em Psicologia Clínica e Patológica - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1997) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente/PRODEMA pela Uesc (2006). Concluiu doutorado em Psicologia Social na UFRN (2010) e desde 1999 é professora da Universidade Estadual de Santa Cruz atualmente na condição de titular em regime de dedicação exclusiva. Atua como professora de Educação Ambiental no PRODEMA, orientando investigações em nível de mestrado e doutorado. É líder do grupo de pesquisa em interações socioambientais. Tem experiência na área de Psicologia, tanto na clínica como na pesquisa, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do desenvolvimento, ecologia humana e educação.

Alexandre Schiavetti, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2002), pós-doutorado no Centro Nacional Patagônico (CENPAT - Puerto Madryn, 2013). Pós-doutorado Facultad de Ciências, Universidade de La Republica, Montevideo (UY, 2018). Professor Visitante CAPES no Centro para el Estudio de Sistemas Marinos (CESIMAR, CENPAT), Puerto Madryn, ARG (2018). Prof. Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz, Pesquisador Associado aos Projetos Coral Vivo e Golfinho Rotador e Investigador Asociado ao CESIMAR (CENPAT, Puerto Madryn, Arg). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Áreas Protegidas, atuando principalmente nos seguintes temas: uso e conservação da fauna e de ecossistemas, efetividade de gestão de áreas protegidas e análise de estratégias de conservação. Coordenador do PPG em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Mestrado) e coordenador local do Doutorado em Rede (UFPI - UFC - UFRN - UFPB - UFPE - UFS - UESC) - Área Ciências Ambientais (biênio 2014 - 2016). Atual Vice-coordenador do PPG Zoologia da UESC (biênio 2018-2020). Membro da rede BrasPor para estudos de sistemas costeiros Brasil - Portugal e do INCT EECBio.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Santos, L. N., Profice, C. C., & Schiavetti, A. (2020). A Educação Ambiental como ferramenta de sensibilização e construção do conhecimento sobre serpentes: um estudo no sul da Bahia, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(4), 339–359. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11354