Environmental education as a tool for sensitizing and constructing knowledge about serpents: a study in southern Bahia, Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11354

Keywords:

Ophidian fauna, Environmental education, Biodiversity

Abstract

The myths involving snakes, when associated with the lack of knowledge about the ecological and socioeconomic importance of this group, can potentiate biophobia, causing extermination of fauna thus affecting all biodiversity. In this context, Environmental Education stands out as a tool for building knowledge and raising awareness in the way people relate to fauna. The research investigated, through semi-structured questionnaires pre and post Environmental Education intervention, aspects in the knowledge about snakes of adolescents from institutions between Itabuna and Ilhéus. After analysing the first questionnaires, an Environmental Education project was designed and applied of informing the mistakes in the responses and promoting the awareness of the research subjects about these reptiles. The questionnaire was redistributed after the project and the results were compared in a qualitative and quantitative analysis, showing positive advances.

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Author Biographies

Lorena Nascimento Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2017), mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - PRODEMA (2020) e doutoranda no mesmo programa, também pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de microbiologia e herpetologia pelas iniciações científicas realizadas nessas áreas de concentração. Realiza com frequência palestras de Educação Ambiental e atualmente desenvolve pesquisas na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental para conservação da fauna.

Christiana Cabicieri Profice, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1993), mestrado em Psicologia Clínica e Patológica - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1997) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente/PRODEMA pela Uesc (2006). Concluiu doutorado em Psicologia Social na UFRN (2010) e desde 1999 é professora da Universidade Estadual de Santa Cruz atualmente na condição de titular em regime de dedicação exclusiva. Atua como professora de Educação Ambiental no PRODEMA, orientando investigações em nível de mestrado e doutorado. É líder do grupo de pesquisa em interações socioambientais. Tem experiência na área de Psicologia, tanto na clínica como na pesquisa, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do desenvolvimento, ecologia humana e educação.

Alexandre Schiavetti, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2002), pós-doutorado no Centro Nacional Patagônico (CENPAT - Puerto Madryn, 2013). Pós-doutorado Facultad de Ciências, Universidade de La Republica, Montevideo (UY, 2018). Professor Visitante CAPES no Centro para el Estudio de Sistemas Marinos (CESIMAR, CENPAT), Puerto Madryn, ARG (2018). Prof. Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz, Pesquisador Associado aos Projetos Coral Vivo e Golfinho Rotador e Investigador Asociado ao CESIMAR (CENPAT, Puerto Madryn, Arg). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Áreas Protegidas, atuando principalmente nos seguintes temas: uso e conservação da fauna e de ecossistemas, efetividade de gestão de áreas protegidas e análise de estratégias de conservação. Coordenador do PPG em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Mestrado) e coordenador local do Doutorado em Rede (UFPI - UFC - UFRN - UFPB - UFPE - UFS - UESC) - Área Ciências Ambientais (biênio 2014 - 2016). Atual Vice-coordenador do PPG Zoologia da UESC (biênio 2018-2020). Membro da rede BrasPor para estudos de sistemas costeiros Brasil - Portugal e do INCT EECBio.

References

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Published

2020-12-18

How to Cite

Santos, L. N., Profice, C. C., & Schiavetti, A. (2020). Environmental education as a tool for sensitizing and constructing knowledge about serpents: a study in southern Bahia, Brazil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(4), 339–359. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11354