Experiências diretas entre crianças e natureza - educar para a sustentabilidade<br>Direct experiences between children and nature - education for sustainability<br>Experiencias directas entre niños e naturaleza – educar para la sustentabilidad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8766

Palavras-chave:

educação ambiental, biofilia, desenhos infantis

Resumo

Este artigo discute conceitos teórico-metodológico acerca da relação entre interação criança-ambiente e Educação Ambiental (EA), visando contribuir no debate da sustentabilidade. Por meio de uma busca bibliográfica analisamos o atual declínio ou mesmo extinção das experiências de contato direto e contínuo com a natureza e a importância dos ambientes naturais para a sensibilização e o desenvolvimento da biofilia das novas gerações. Também foram descritos alguns exemplos de pesquisas bem-sucedidas que corroboram a relação necessária entre aprendizado, sensibilização e experiências diretas na natureza. Por último, realizamos uma breve análise sobre a técnica do desenho como uma importante ferramenta utilizada na investigação sobre percepções ambientais das crianças. This article discusses theoretical-methodological concepts about the relationship between child-environment interaction and Environmental Education (EE), aiming to contribute to the sustainability debate. Through a bibliographical search we analyze the current decline or even extinction of experiences of direct and continuous contact with the nature and importance of the natural environments for the awareness and the development of Biophilia of the new generations. In addition, some examples of successful research that corroborate the necessary relationship between learning, awareness and direct experiences in nature have also been described. Finally, we present a brief analysis of the technique of drawing as an important tool used in the investigation of children's environmental perceptions. Este artículo discute conceptos teórico-metodológicos acerca de la relación entre interacción infancia-ambiente y Educación Ambiental (EA), con la finalidad de contribuir en el debate sobre la sustentabilidad. Por medio de una búsqueda bibiográfica se analisó el actual declino de las experiencias de contacto directo con la naturaleza y la importancia de los ambientes naturales para la sensibilización y el desenvolvimiento de la biofilia de las nuevas generaciones. Descríbense ejemplos de pesquisas exitosas que corroboram la relación necesária entre aprendizaje, sensibilización y experiencias directas en la naturaleza. Por último, se destaca la técnica del dibujo como una importante herramienta utilizada en la investigación sobre precepciones ambientales de los niños.

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Biografia do Autor

Fernando Enrique Grenno, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Brasil

Possui graduação em Ciencia Política pela Universidade de Buenos Aires, Argentina e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Christiana Cabicieri Profice, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1993), mestrado em Psicologia Clínica e Patológica - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1997) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente/PRODEMA pela Uesc (2006). Concluiu doutorado em Psicologia Social na UFRN (2010).

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Grenno, F. E., & Cabicieri Profice, C. (2019). Experiências diretas entre crianças e natureza - educar para a sustentabilidade<br>Direct experiences between children and nature - education for sustainability<br>Experiencias directas entre niños e naturaleza – educar para la sustentabilidad. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(1), 324–338. https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8766

Edição

Seção

Artigos