Diálogos entre a ciência cidadã e a educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15603

Palavras-chave:

cientificismo,, Educação Ambiental, processos educativos, ciência aberta

Resumo

A Ciência Cidadã é uma iniciativa que surgiu há apenas duas décadas, sendo considerada recente e com poucos estudos no Brasil quando comparado com outros países. Algumas pesquisas já têm abordado o potencial da CC como contribuinte para o volume de dados nos estudos sobre conservação, mas ainda se faz necessário discutir melhor sua perspectiva educativa na formação dos cidadãos que participam dessas iniciativas. Nesse artigo, abordamos as interfaces entre a CC e a Educação Ambiental (EA). Nesse contexto, desenvolvemos um ensaio teórico, com base em uma revisão de literatura, para explicar: (1) a importância de tecer diálogos entre ciência e vivência por uma ótica não cientificista; (2) o potencial democrático e integrativo da CC; (3) a relação entre CC e EA, e como conectados esses modelos podem contribuir positivamente com os estudos sobre a interação humano-ambiente. A partir do alinhamento desses objetivos, esperamos colaborar com a ampliação de mais atividades científicas participativas noBrasil, além e encorajar o desenvolvimento de investigações de CC que priorizem sua vertente educativa, contribuindo para a formação de cidadãos engajados, letrados cientificamente e ambientalmente responsáveis.

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Biografia do Autor

Lorena Nascimento Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2017), mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - PRODEMA (2020) e doutoranda no mesmo programa, também pela Universidade Estadual de Santa Cruz. 

Christiana Cabicieri Profice, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em Psicologia Clínica e Patológica - Universite de Paris V (Rene Descartes) e em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente/PRODEMA, doutorado em Psicologia Social (UFRN). Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Alexandre Schiavetti, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduado em Ecologia (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), mestre em Ciências da Engenharia Ambiental (USP),  doutor em Ecologia e Recursos Naturais (Universidade Federal de São Carlos), pós-doutor no Centro Nacional Patagônico e na Facultad de Ciências, Universidade de La Republica, Montevideo.

Fernando Enrique Grenno, Universidade Estadual de Santa Cruz

 Graduação em Ciência Política pela Universidad de Buenos Aires, mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atualmente é doutorando pelo mesmo programa.

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Publicado

2024-08-13

Como Citar

Santos, L. N., Cabicieri Profice, C., Schiavetti, A., & Enrique Grenno, F. (2024). Diálogos entre a ciência cidadã e a educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 209–228. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15603